OS 10 MANDAMENTOS PARA ELABORAR UM BOM SITEHoje, a presença de um empresa no meio virtual é imprescendível e inconstetável. A pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, mostra que 49,4% da população brasileira já tem acesso a internet – sendo que metade disso é pelo smartphone. “O uso dos smartphones irá aumentar ainda mais esses acessos. Os consumidores estão o tempo todo na internet. A empresa que não está lá, acaba ficando esquecida”, afirma Diogo Bettega, designer e consultor da Feijão com Arroz, startup curitibana que oferece serviços de web e design para empresas.

Entretanto, não basta criar um site e colocar no ar. É preciso investir em informações e design de qualidade, para não correr o risco de prejudicar a imagem da empresa. “As pessoas cometem inúmeros erros. Não conhecem as regras básicas de design, esquecem de informações imprescindíveis, entre outros. Outro problema frequente é o uso de inclinações pessoais, sejam elas filosóficas ou ideológicas, e que não necessariamente são apropriadas para a imagem da empresa”, alerta Augusto Simão, desenvolver web e consultor da Feijão com Arroz.

Por isso, os consultores ressaltam que é fundamental saber designar os trabalhos para profissionais preparados para aquilo. “Ter o auxílio de uma empresa especializada torna a imagem do negócio coerente com a qualidade e o tipo de produto e serviço oferecidos. Mas, o empresário também precisa saber o que é fundamental no site para saber cobrar da empresa que está elaborando o seu site”, orientam os consultores.

Confira os dez mandamentos elaborados pelos consultores da Feijão com Arroz para que o seu site tenha todos os elementos básicos necessários para uma boa imagem e negócios da sua empresa:

1) No computador, no tablet ou no celular

Quem nunca acessou um site de seu smartphone e percebeu que ele deixou de funcionar ou apareceu como uma miniatura na tela, sem dar chance para acessar os menus? Com a quantidade de acessos mobile cada vez maior, ter um site adequado e otimizado tanto para computadores quanto tablets e celulares é fundamental. Sempre fique atento para que o site de sua empresa seja desenvolvido para ser responsivo. É muito fácil as pessoas confundirem responsivo com versão mobile. No passado, antes dos sites responsivos, criava-se versões alternativas para dispositivos móveis que em muitos casos até limitavam a exibição do conteúdo completo do site. Hoje, a frequente utilização de dispositivos modernos possibilita a utilização de recursos e funcionalidades antes indisponíveis. Ainda que as técnicas de desenvolvimento estejam cada vez mais acessíveis e simples, a falta de esclarecimento ou de orientação sobre a importância desse recurso é o que notamos estar ausente nos empresários.

2) Busca facilitada no Google

Você já teve dificuldade em encontrar o site de uma empresa numa pesquisa no Google? Nada adianta ter um site, se as pessoas não conseguem achá-la na internet. Para isso, é fundamental que seu site tenha sido desenvolvido conforme os padrões web, e, principalmente, possua conteúdo original e relevante. Um site acessível e adaptado para mobile(celulares e Tablets) será priorizado nos resultados do buscador.

3) O visual precisa ser coerente com a empresa

Quem já não viu um site com fotos muito pessoais, personagens ou mascotes sem ligação com a área da empresa ou cores que não tem nada a ver com o segmento que a empresa atua? Sempre vemos muitos erros como falta de alinhamento e organização espacial, problemas em esquema de cores, entre outras falhas de comunicação. Tudo isso ajuda a desqualificar a imagem da empresa e afastá-la do seu público. É fundamental ter o auxílio de uma empresa especializada. A identidade visual é a porta de entrada para qualquer negócio. Ela é um resumo de tudo o que a empresa é e transmite positivamente (ou negativamente) tudo que a empresa aparenta ser.

4) Conteúdo atualizado e português correto são essenciais

Você vê um produto com um preço no site e quando liga para a empresa é outro? Você vê uma notícia dizendo que a empresa presta um serviço e descobre que ela já não faz aquilo há anos? Isso é frustrante para o cliente e depõe contra a imagem da empresa. Por isso, é fundamental que o conteúdo do seu site esteja sempre atualizado. Um texto correto, com um tamanho adequado (nem extenso ou curto demais), sem erros de grafias, vírgulas e com as informações completas também é essencial. Imagina, entrar no site e se deparar com diversos erros gramaticais? Com certeza, acaba manchando a imagem de sua empresa.

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5) Tenha um site funcional e prático

Você acessa um site e precisa clicar em diversos lugares para achar o que quer. Já passou por isso? Se uma pessoa está pesquisando algum preço ou produto, certamente, pode desistir se não conseguir encontrar em pouco tempo. Como dizem por aí: tempo é dinheiro! Então, não é necessário que o seu site tenha várias páginas ou seções, o fundamental é que elas sejam facilmente encontradas. Por isso, sempre nomeie corretamente para a pessoa saber o que vai encontrar lá e não esqueça de colocar todas as informações mais importantes em cada uma delas.

6) Explique o que é a empresa

Quantas vezes você entrou em um site e não conseguiu descobrir quem fazia a empresa ou qual o principal ramo dela? A página do Quem somos é de extrema importância para uma pessoa saber o que é a sua empresa, o tempo que ela existe, os prêmios ou certificados que possui e qual sua proposta. Isso ajuda o seu cliente a identificar melhor se é aquilo que está procurando além de garantir muito mais qualidade e confiança para seus produtos e serviços.

7) Não esqueça de especificar os produtos e serviços

Já tentou saber quais os serviços específicos de uma empresa no site dela e não conseguiu descobrir? Muitas vezes, ao criar o site, o empresário imagina que somente com um texto explicativo sobre o quem somos já é o suficiente. Mas, detalhar produtos e serviços ajuda o cliente a identificar se a empresa oferece aquilo que está procurando e evita contatos desnecessários. O que muitas vezes acontece, também, é uma pessoa desistir da empresa por não encontrar os produtos ou serviços em seu site.

8) Contatos por telefone, e-mail e celular, se houver

Você entra em um site e não encontra nenhum telefone para contato? Manda um e-mail e nunca obtém resposta? Pior ainda: não pode esperar o e-mail, pois precisa contratar o serviço ainda hoje! Muita gente já passou por isso e foi obrigado a desistir de uma empresa, mesmo que, muitas vezes, bem indicada, por não ter um telefone de contato no site. Ter um página com todos os contatos possíveis é fundamental para a sua empresa. Nada adianta ter todo o site bem feito, serviços e produtos ótimos, se o cliente não consegue falar com você!

9) Se conecte às redes sociais

Atualmente é muito normal uma empresa ter contas no Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube. Mas, se o seu site não mostra a presença nessas páginas, você está fazendo isso errado! Nada adianta se esmerar para produzir diversos tipos diferentes de conteúdos se você não divulgá-los. Por isso, sempre tenha os links para todas essas páginas em seu site. Todos contam com ferramentas de incorporção bem fáceis de serem administradas.

10) Inclua depoimentos de clientes

Embora não seja um item tão obrigatório em um site, ter depoimentos e recomendações de clientes sempre ajuda na idoneidade da empresa. Quando vemos que outras pessoas já ficaram satisfeitas, fica muito mais fácil contratar o serviço ou comprar o produto. Mas, nunca exagere na quantidade de depoimentos! Procure ter somente alguns, mais atualizados, e não muito longos ou cheio de elogios exagerados – seja ponderado.

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