Atualmente uma das principais e importantes tarefas é a de suprir a gerência com informações úteis e hábeis para uma correta tomada de decisão.

Acumulamos diferentes atividades dentro das organizações, desde procedimentos operacionais, como compra e venda, apropriações diversas, apuração de tributos, até as gerenciais e de controle auxiliando a tomada de decisões. Entretanto, atualmente uma das principais e importantes tarefas é a de suprir a gerência com informações úteis e hábeis para uma correta tomada de decisão. Eu de novo batendo nesta tecla? SIM! Pois isto deve ficar impregnado em seu cérebro a partir de agora!
Para que isso ocorra, é necessário que você esteja apto para enfrentar os desafios impostos pelas novas tecnologias e a crescente competitividade, de forma geral, deve estar preparado para enfrentar o novo contexto econômico e para isso precisa expandir suas habilidades e desenvolver algumas competências, as quais serão apresentadas a seguir:

Habilidades Técnicas
Saber ouvir – Saber ouvir é condição necessária para o sucesso de qualquer profissional. Ouvir com eficácia implica àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão.

Saber escrever – É notável no mundo corporativo a importância da comunicação escrita no dia a dia. Para estar à frente é preciso comunicar-se também na modalidade escrita, principalmente na nossa profissão em que temos que elaborar diversos relatórios e pareceres, que serão lidos por diversos tipos de usuários da Contabilidade. É necessário que sejam escritos de forma clara, de fácil compreensão e preferencialmente SEM erros ortográficos (o que acredite, é muito difícil de ser encontrado em nosso segmento!).

Ter boa capacidade de oratória – a boa apresentação e comunicação fazem a diferença dos profissionais no mercado de trabalho. Com o Contabilista não é diferente. Ter um vocabulário com clareza e exatidão nas informações proporcionará um trabalho melhor compreendido pelos usuários da informação contábil.

Trabalhar em equipe – O trabalho em equipe é essencial no contexto empresarial, é uma característica muito apreciada pelas empresas e os profissionais da contabilidade, que normalmente não trabalham sozinhos, precisam desenvolver essa habilidade, pois pessoas que trabalham em equipe tendem a apresentar melhores resultados.

Possuir conhecimento técnico na área de atuação – refere-se ao conhecimento do segmento de mercado em que esteja atuando, ou seja, às leis, normativos, procedimentos técnicos.

Habilidades Pessoais
Corresponde à habilidade de trabalhar com pessoas, liderar, organizar e delegar tarefas, ter disciplina, motivar e desenvolver pessoas, tomar iniciativas, ter flexibilidade, ter responsabilidade, entre outras. Cabe a você avaliar se possui essas características e onde precisa aprimorar. Se você já as possui, não as economize! É hora de demonstrá-las com maior regularidade em seu cotidiano.

Capacidade Empreendedora
O contabilista empreendedor é aquele profissional que faz a diferença e que sabe explorar as oportunidades, desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso, corre riscos calculados, aceita desafios comedidos, com boas chances de sucesso.
Dica Master para você: relacione-se com disposição e inclinação para fazer sempre mais e melhor, desenvolva a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possa ter os resultados medidos e avaliados.

Capacidade Estratégica
Capacidade estratégica refere-se a empregar estratégias competitivas que lhe permitam sobreviver no mercado e aumentar o seu valor ao longo do tempo. Você deve apresentar capacidade estratégica, e consequentemente possuir habilidades para identificar tendências. Procure novos mercados, estipule ações de longo prazo, realize alianças e parcerias, entre outras.

As exigências que o mercado de trabalho impõe aos profissionais da contabilidade obriga-nos a buscar um constante aperfeiçoamento, pois precisamos oferecer algo a mais, mediante atualização de conhecimentos e ampliação das competências e habilidades.
Você precisa ser um eterno aprendiz. Essa é a tendência inevitável em um mundo em mutação acelerada, onde tudo fica ultrapassado com muita rapidez. O mercado está mais apertado e competitivo e manter-se ligado e preparado para aprender sempre algo a mais e não se contentar nunca com o que já se sabe será a única solução.

Competências e Habilidades Necessárias ao Contabilista

  • Esteja apto para enfrentar desafios;
  • Expanda suas habilidades;
  • Desenvolva competências;
  • Ouça com atenção;
  • Tenha uma boa comunicação oral;
  • Aprenda a trabalhar em equipe;
  • Fique atento em relação à escrita;
  • Tome iniciativas, seja flexível;
  • Desenvolva uma capacidade empreendedora;
  • Empregue estratégias competitivas;
  • Busque um constante aperfeiçoamento;

Related Post

Leave a Comment

X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.