Os negócios do segmento Contábil são negócios que demandam muita confiança de seus clientes. É por isso que a captação de clientes deste setor é uma tarefa bastante desafiadora.

Afinal, seu escritório de contabilidade vai saber todos os detalhes financeiros de uma empresa e, além disso, assumir diversas responsabilidades no que tange respeitar prazos, calcular taxas e impostos, providenciar alvarás e licenças, preencher formulários e interpretar normas e leis da forma correta.

Neste contexto, a captação de clientes de contabilidade exige uma atenção redobrada para que sua empresa transpareça a solidez e a confiabilidade necessárias em seus materiais de comunicação e marketing.

Diante disto, é fundamental que sua empresa transmita credibilidade e profissionalidade para o potencial cliente, seja através dos anúncios na internet usando as estratégias certas de marketing ou até mesmo na hora de responder um e-mail ou enviar um documento. Dois erros básicos que muitos contadores cometem são:

“Usar e-mails do Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros, para responder seus clientes e até mesmo enviar documentos.”  – Estes e-mails são bons na funcionalidade, porém não passam a mesma credibilidade e profissionalidade que um e-mail com o nome da sua empresa, ou seja, seu domínio (ex: contato@contabilidade.com.br)

Enviar os documentos da empresa por e-mail.”  – O e-mail é bom e muito útil para contatos e solicitações, porém a área contábil requer algo ainda mais avançado e profissional, pois é muito comum realizar a transição de documentos confidenciais e sempre importantíssimos para empresa. Um Gestor específico para transição destes documentos se torna fundamental para alcançar a confiança de seu potencial cliente e pode ser até um diferencial de sua empresa.

Sabemos a importância de ter boas ideias de logotipos para empresas, assim como a utilização do cartão de visitas para contador. Vamos repassar aqui alguns detalhes sobre esses pontos e apresentar para você um passo a passo de como fazer para captar clientes para seu escritório contábil. Confira!

 

Passo a passo para captação de clientes contábeis

Este passo a passo contém verdadeiras dicas de marketing para pequenas empresas que você pode implementar rapidamente no seu negócio.

 

1. Conheça os nichos de mercado e estude seu público

Que tipo de empresa você atende? Tem algum nicho específico? Contabilidade para médicos, talvez?Pode ser também que atenda pessoas físicas, como alguns escritórios que fazem imposto de renda para essas pessoas. É muito importante que você conheça o tipo de empresas ou clientes que atende. O porte, ramos de atuação, localização geográfica e outros fatores que ajudem a direcionar suas ações de marketing. Muitas vezes é mais vantajoso focar em um tipo específico de empresa para destacar como sua especialidade. Não que você tenha que atender somente a este tipo de empresa, mas focar no setor que você mais domina é uma boa forma de começar, captando novos clientes e direcionando as campanhas de marketing para sua empresa.

2. Busque por seus diferenciais e destaque-os

Normalmente, as empresas tem um trunfo, um serviço que fazem melhor que as outras e que atrai seus clientes. Qual o trunfo de seu escritório para ajudar na captação de clientes contábeis ? Você pode ter  melhores softwares de gestão, uma equipe qualificada, agilidade nos serviços, alta qualidade e competência, domínio da legislação, atendimento inovador e tecnológico, Sistema seguro de gestão de documentos, etc. Tenha em mente este seu diferencial competitivo e destaque-o.

4. Identidade visual 

Como comentamos acima, já falamos aqui da importância de se ter uma identidade visual que transmita corretamente seu posicionamento e diferenciais. Um dos principais elementos para se conseguir isso é a criação de um logotipo para empresa, que seja adequada e profissional.

 

5. Materiais de divulgação off-line

Além do cartão de visitas para contador, ter um bom conjunto de material de papelaria, como papel timbrado e envelopes de qualidade, dará mais credibilidade a seu escritório de contabilidade.

Além desses materiais, um bom folder também pode ajudar bastante na captação de clientes em contabilidade. Ao fazer uma visita, este material pode ser deixado com o cliente para que ele sempre tenha seu escritório em mente.

O conteúdo de um bom folder costuma ter uma chamada principal definindo o posicionamento da sua empresa, seguido de um pequeno parágrafo que deixe claro quais são os seus diferenciais. Mantenha-o breve. Você provavelmente já ouviu as estatísticas desanimadoras sobre a atenção do brasileiro médio, por isso, coloque em seu folder apenas informações essenciais, um telefone e o endereço do seu site para maiores informações. Se o cliente se interessar ele saberá onde te procurar.

marketing-contabil6. Materiais e ações online

Um site profissional específico para contabilidade com conteúdo semelhante ao do folder é obrigatório. Por isso, contrate um profissional qualificado para desenvolver sua página na web. Além disso, algumas mídias sociais podem ajudar. Um blog com notícias sobre assuntos de interesse de seus clientes é uma excelente ferramenta para atrair clientes pela internet para seu site e este é outro ponto onde a maioria dos contadores erram. É crucial que seu blog tenha um conteúdo relevante para seu público (que você pode adaptar para as mídias sociais citadas a seguir). Além disso, ele deve ser elaborado com técnicas de SEO (search engine optimization), que fazem seu site se posicionar nas primeiras posições nos sites de busca.

O Facebook é uma mídia um pouco mais informal e você terá que postar algum conteúdo quase que diariamente para que sua existência faça sentido. Outra mídia social muito usada no ambiente corporativo é o LinkedIn cujo foco são empresas. É importante ter uma página nesta rede social.

Uma dica interessante é oferecer em seu site, por meio de formulários de rápido preenchimento em locais estratégicos na sua página, materiais de consulta, e-books ou até mesmo as notícias semanais do seu blog em troca de informações como e-mail, nome e telefone. Essas informações serão utilizadas para campanha de marketing como envio de Newsletters e e-mail marketing ou até mesmo para que sua equipe possa entrar em contato com estes futuros clientes e tentar marcar visitas ou outras ações.

Um dos caminhos para colocar a marca do seu negócio em evidência é o marketing contábil. As dicas acima irão te ajudar a organizar os seus materiais de comunicação, a ter mais visibilidade na internet e a conseguir contatos de potenciais empresas interessadas em seus serviços.

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