Como ter um planejamento estratégico para contabilidade?

Constantemente estamos fazendo aquilo que é mais urgente e emergencial e nem notamos que aquilo poderia ser feito com um muito mais calma e competência se nos planejássemos melhor. Colocamos a culpa na “correria do dia a dia”, mas pouco percebemos que se realizarmos um pouco de nossas tarefas diárias em pequenos blocos de tempo, teremos, num todo, um serviço mais competente com um esforço menor. Por isso é bom ter um Planejamento estratégico para contabilidade.

Em nossa vida, o nosso planejamento estratégico compete-se em nossos objetivos, metas e valores, logo, em na nossa empresa o planejamento estratégico precisa contemplar exatamente essas determinadas áreas.

Neste artigo, você irá conhecer os quatro passos para montar um bom planejamento estratégico.

1. Entenda a sua contabilidade

Nada adiantará se você próprio não tiver bem definido o posicionamento e o propósito da sua contabilidade. Faça diversas perguntas sobre o seu escritório contábil para você mesmo e se auto-avalie para saber se suas respostas são seguras e convincentes.

Assim que você tiver total segurança que é a pessoa que mais conhece e confia em sua contabilidade, poderá definir a sua identidade organizacional, ou seja, a missão (propósito), a visão (sonhos) e os valores (comportamento) da contabilidade.

É muito importante ter o norte definido da sua contabilidade e essas três palavras compõe perfeitamente tal identificação empresarial.

Além disso, os seus funcionários precisam fazer parte do seu planejamento. Claro, no início da contabilidade as decisões cabem única e exclusivamente à você, no máximo para a sua sociedade. Agora, a partir do momento em que a sua contabilidade está desenvolvida e com funcionários, o planejamento participativo é fundamental.

Dependendo do porte de seu escritório contábil, esse planejamento participativo poderá ser feito de cima para baixo, iniciando com diretorias e por meio dessas ramificações o planejamento tático da contabilidade passa a ser definido.

Esse projeto vai muito além de delegação de tarefas, mas sim de construção de objetivos, afinal, um funcionário se sentirá muito mais motivado em bater uma meta que ele mesmo ajudou a definir do que algo previamente estipulado sem a sua participação? Esse é o momento do brainstorming, a tempestade de ideias que definirá o planejamento estratégico da sua contabilidade.

Além disso, algumas ferramentas o auxiliará no planejamento como a Análise SWOT, que analisará todos os ambientes da contabilidade (internos e externos) por meio do seu posicionamento no mercado, e a Curva de Valor, que é um comparativo com a concorrência.

2. Foco e trabalho

Você precisará ter objetivos, metas indicativos bem especificados e esses objetivos precisam ser classificados de forma ampla e de forma tática, ou seja, em uma esfera menor. A sequência é: objetivos estratégicosobjetivos táticos plano de ação. Tudo isso precisa estar bem definido e tabelado em excel.

Alguns métodos são bastante relevantes para o sucesso do planejamento, um deles são as Metas SMART, que nada mais é um acrônico de Specifc (específico)Mensurable (mensurável)Attainable (atingível)Relevant (relevante)Time-Bound (tangível). Logo, você precisa ser específico no que deseja, ser capaz de definir uma meta e saber que pode atingi-lá, além de ser uma meta relevante pra contabilidade dentro de um tempo limite a ser cumprida.

Além disso, é de grande importância que você tenha uma planilha de planejamento estratégico com um painel de indicadores, para que você possa acompanhar os seus números.

3. Imagem e aparência

A apresentação da sua contabilidade pode defini-la por completo. Você certamente já escutou aquela frase que fala sobre “julgar o livro pela capa”, então, é exatamente isso.  O discurso precisa estar alinhado com a equipe bem como com colaboradores e prospects.

A sua marca precisa sempre estar em evidência por meio da identidade visual e nos projetos gráficos. As cores precisam estar implícitas em todos os materiais da contabilidade, bem como a logomarca.

4. Execução

Todo planejamento estratégico é realizado afim de uma execução. Nesse momento de mãos à obra é muito importante ter um Plano de Ação 5W2H, que contempla determinadas perguntas sobre o seu negócio tais quais: a tarefa a ser executada, o motivo da tarefa ser executada, como a tarefa será executada, quem executará a tarefa, quando a tarefa será executada, quando a tarefa será executada e quanto custará para  atarefa ser executada.

E claro que antes de por em prática qualquer plano estratégico é fundamental que ele esteja devidamente revisado para que tudo corra em ordem.

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