Dicas para captar novos clientes para contabilidade

  • O seu novo cliente pode ser o seu cliente antigo

O mundo gira e o mercado, envolvido no Universo, passa por essa constante. Por isso abordaremos algumas dicas de como captar clientes para contabilidade. Para você não ficar espantando é importante saber que a cada dia mais o poder de decisão vai estar ligado indiscutivelmente ao cliente e não ao empreendedor, uma dica poderosa aos que acham que ainda estão no controle do joguinho.

Sabendo que nesse Universo as indicações e comentários positivos têm grande valia, a primeira estratégia de captação é justamente tratar cada vez melhor os clientes que já estão em sua cartela.

Com a grande mudança no mercado de contabilidade nos últimos tempos, a abrangência de serviços disponíveis dentro de um escritório contábil faz com que o mesmo cliente seja alvo de muito dos seus oferecimentos.

  • Coloque as mãos na massa

O ambiente de mercado atualmente é de constante competitividade, logo, não dá para ceder-se ao preciosismo de aguardar os clientes caírem no seu colo, mesmo quando se trata de um escritório que já possui a sua cartela fixa e renome no mercado.

O foco do gerente de relacionamento é, então, focar no contato um a um os prospectos para ao invés de sair atirando como uma metralhadora à disparada, você tenha um foco específico e bem definido do que o seu cliente precisa e do que você deve oferecer à ele.

  • Clientes têm necessidades e você têm soluções

Segmentação de mercado é algo muito em voga no atual momento da contabilidade. Um foco, uma diretriz específica e uma qualidade destacável em determinada atuação dentro do conceito contábil te colocará um passo a frente dos seus concorrentes no momento da apresentação específica da oferta. É claro, não há como abraçar o mundo, e é isso mesmo que garante que a segmentação seja tão valiosa, pois mesmo te fazendo mais distantes de determinados clientes, faz com que você passe a ser a opção primordial de quem precisa de uma solução específica na área que você pode atender.

Por isso as estratégias de mercado são extremamente importantes. Ter um planejamento específico para as suas campanhas, bem como uma gestão de vendas aproximará sobremaneira você dos seus prospectos.

  • Pessoalidade da venda

Vamos pensar num tratamento como o de um bom atendimento em uma lanchonete. Para o cliente, no outro lado do balcão terá o atendente, pronto para fazer o seu pedido. Já para o atendente, no outro lado do balcão terá o cliente, predisposto em consumir. Entretanto, em ambos os lados do balcão há pessoas, o que vai além de marca, produto ou consumo.

Ter o entendimento que o seu relacionamento com o seu cliente, ou até mesmo com o seu prospecto, pode ser um passo gigantesco rumo não só a consumação do fechamento, mas sim, de um contato pessoal com o seu cliente.

Para isso, busque a simpatia dos seus prospectos e esteja próximo dos seus clientes.

  • Esteja próximo

Esteja sempre presente e disposto em estar ao lado do seu cliente, de forma física e pessoal. Por isso, não poupe esforços para o encontrá-lo e resolver o problema dele pessoalmente. Faça com que ele tenha consideração por você e seu serviço.

Talvez isso demande uma viagem, caso ele esteja em outra cidade ou até mesmo em outro estado, o que demanda até certa perda de tempo, mas, financeiramente falando, fará que gere valor neste atendimento personalizado.

Mas sempre dose a comodidade e o conforto do cliente, bem como o seu tempo disponível. Não marque em cima de uma forma que assuste, mas busque sempre estar ao lado dele.

  • Digitalize-se

O corpo a corpo é fundamental, mas você também é um empresário. O que não quer dizer que o atendimento instantâneo precisa ser desconsiderado. Absolutamente.

Por isso o online veio nos aproximar. Caso você não consiga estar sempre no mesmo ambiente que o seu cliente, percorra-o a distância.

É importante esse contato com o digital, pois cada dia mais o mundo está mais absolutista, querendo tudo em mãos na hora. Por isso, até mesmo a divulgação da sua marca num ambiente como o virtual, através de posicionamento no Google e anúncios em redes sociais, lhe levará ao sucesso.

  • Ofereça o que o cliente precisa

Vendedor insistente chega a ser proselitista e mais afasta o cliente do que o aproxima, por isso, atente-se a que o seu cliente precisa e busque oferecer algo que vai atender as suas necessidades.

Você já viu vendedor de banana converter quem quer comprar laranja? Logo, nem sempre você vai ter laranja pra oferecer, então foque em quem quer comer bananas.

Precisamos ter uma antevisão do que o nosso cliente precisa para prepararmos algo que vai o satisfazer.

Para isso, é importante que você estude a fundo o negócio do seu cliente, para que saiba exatamente quais são os objetivos dele.

Você precisa encontrar valor agregado para o seu cliente e isso só acontece quando você entende o que seus clientes querem e esperam de você.

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