Mitos sobre a contabilidade online

Basicamente, a contabilidade online trabalha com os mesmos serviços de contabilidade que conhecemos em escritórios físicos tradicionais. Porém, diferentemente desses escritórios, a contabilidade online trabalha através de plataformas digitais utilizando-se da internet para a sua atuação, por meio de sites, programas online e aplicativos.

Dentre os serviços que a contabilidade online trabalha estão a emissão de guias para o pagamento de impostos e tributos, serviços escriturários, relatórios, balanços, folhas de pagamento etc.

A contabilidade online tem diversas vantagens, como a customização dos acordos de negociação de acordo com os serviços solicitados, mas muita gente ainda utiliza do ditado “Quando a esmola é demais o santo desconfia” para ficar com um, ou até mesmo os dois, pés atrás com a contabilidade online.

Por isso, esse artigo nada mais é do que um detetive virtual que desmistificará várias falácias quanto a contabilidade online. Acompanhe!

1. A contabilidade online é menos efetiva que a tradicional

Mito! A contabilidade online é tão efetiva quanto a contabilidade tradicional, ou até mais. Muitas pessoas possuem esse preconceito justamente pelo fato de que a contabilidade online não possui uma estrutura física para reuniões, ou para que o cliente venha correr em uma necessidade. Mas com a tecnologia, tudo pode ser conversado por meio do celular e, ainda mais, por aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Ainda por cima, a própria contabilidade online pode ter em seu site e aplicativo um mecanismo interno de reuniões e de conferências. Ou seja, a comunicação entre contabilidade e cliente existe, sim, no mundo online, e ainda por cima é mais prática e efetiva.

2. A contabilidade online tem qualidade inferior

Mito! A qualidade da contabilidade está totalmente ligada a competência de quem trabalha nela, seja em escritórios físicos ou contabilidade online. Por sinal, escritórios de contabilidade físico podem estender os seus serviços para o online, mesmo tendo sua estrutura montada. O contador responsável precisará agregar a contabilidade online aos serviços da sua equipe ou criar um departamento de suporte só para questões online.

Algumas empresas de contabilidade online não possuem estrutura física, mas uma gama de funcionários tão numerosa quanto a de um escritório, utilizando-se do home office. Mesmo assim, nada impede o contato entre a contabilidade e o cliente.

No frigir dos ovos, a qualidade da contabilidade independe dela ser online ou física, mas, sim, dos profissionais que lá trabalham e das competências envolvidas.

3. A contabilidade online não exprime confiança

Mito! Dá pra se confiar profissionalmente em estruturas técnicas montadas e desempenhadas pela internet, como a contabilidade online.

Muitos serviços online têm ganho muita proporção, e com a contabilidade online não é diferente. Porém, cabe a contabilidade online, em seu planejamento, criar uma pessoalidade com o cliente, deixando explícitos depoimentos positivos e trabalhando o contato em redes socais, aproximando-se ainda mais dos indivíduos.

4. Contabilidade online é ilegal

Mito! E esse é o mito dos mitos. Tanto a contabilidade física, quanto a contabilidade online, precisam passar por uma série de exigências que passam pelas Associações Comerciais e os Conselhos de Contabilidade. Tendo passado por tais exigências, independentemente de onde atuarão, elas estarão dentro dos códigos de atuação da empresa.

Dizer que a contabilidade é ilegal só pelo fato de ser online é de uma levianidade sem precedentes.

Compartilhe:

Scroll to top
X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.