Pra quem serve a contabilidade online?

A contabilidade online surgiu como um facilitador na agenda do empresário, já que a contabilidade, de modo geral, trabalha como um braço direito da empresa, definindo e projetando as questões financeiras do negócio. Como o serviço é via digital, ele facilita a comunicação entre profissional de contabilidade e empresário de forma instantânea para resoluções de problemas e envio de arquivos e informações específicas que venham a ser importantes para a eficiência do serviço contábil, num atendimento semelhante a de um escritório físico, mas sem necessariamente ter essa interação interpessoal de forma física, de modo que o empresário não desprenda do seu tempo e o contador venha fazer o seu trabalho de onde bem entender, importando assim, muito mais a qualidade do serviço do que a sua colocação.

Mas mediante a desconfiança e o relacionamento com o novo, a pergunta que paira no mundo empresarial é a seguinte: para que tipo de empresa a contabilidade online serve?

Como dito acima, a contabilidade online atua de forma semelhante a contabilidade tradicional, com a distinção apenas de ser online. Por sinal, até mesmo escritórios de contabilidade podem atuar de forma online, se bem entenderem, alternando a sua forma de atuação diante da necessidade dos seus clientes.

Contudo, a escolha entre o serviço presencial tradicional ou online vai depender muito dos conceitos pessoais da empresa e do seu administrador. Empresas novas, de conceito startup, precisa de uma participação ativa da contabilidade, assim como de um serviço jurídico, já que por ser uma nova de administração empresarial nova, há muitas questões quanto a legislação. Por outro lado, empresas consolidadas precisam de um apoio mais estratégico, dessa forma, a contabilidade precisa ter uma ideia clara quanto a empresa de forma interna, com criação de estratégias e prospecções financeiras.

Para todos os efeitos, a contabilidade online contempla todos os tipos de empresa, que precisa, em si, saber quais vantagens pode ser contempladas neste quesito, já que o serviço contábil de forma digital contempla uma vantagem principal que é a de redução de custos. Quando um sistema empresarial transfere-se para a web a tendência é que apresente valores financeiros, mais acessíveis, pois economiza com espaço físico em amplas esferas. Fora que todo sistema automatizado acelera processos, fazendo com que naturalmente resultados sejam obtidos de forma mais dinâmica, na medida em que o custo e também o esforço disposto em determinados serviços serão ínfimos.

Então, na medida em que a sua empresa for crescendo em números funcionários, posicionamento, impostos etc, valerá muito mais a pena transferir um setor contábil online por meio de um escritório digital do que sustentar um departamento interno. Fora que o sistema online dará o respaldo necessário com meios de comunicação alternativo que não necessitará a sua presença.

Mas como tudo na vida, algumas atenções precisam ser tomadas com a contabilidade online, com isso a pesquisa de boas contabilidades, referências, históricos, outros clientes e especialistas do assunto são fundamentais para que você não venha trocar gato por lebre.

Mas, no frigir dos ovos, uma contabilidade online comandada por uma empresa séria e responsável pode agregar tanto quanto ou até mais do que um escritório de contabilidade tradicional.

Compartilhe:

Scroll to top
X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.