Em tempos de vacas magras, evite a evasão de clientes na sua contabilidade que tem sido maior do que a retenção e o mercado da contabilidade tem sentido isso na pele. Com muitas empresas fechando ou tendo a sua receita enxugada, a clientela fica mais criteriosa. Sobrevive no mercado quem ainda tem recursos para se manter, logo, os clientes passam a ser mais qualitativos e menos quantitativos. Para que, então, a contabilidade não venha perder os clientes que tem na mão e se posicionar sempre de forma mais atrativa para saltar aos olhos dos clientes qualitativos, precisa evitar ao máximo o erro.
Esse artigo vai mostrar à você, três dicas básicas para que a sua contabilidade diminua a evasão dos seus clientes.
1. Produtividade
Em tempos de clientes qualitativos se dar ao luxo de ter uma produtividade na média é ser mais uma dentre muitas contabilidades. Você precisa estar no patamar profissional acima da média para, assim, ser destaque em seu mercado e a sua contabilidade saltar aos olhos do cliente em potencial.
Não basta vender a qualquer custo, mas é extremamente necessário que a equipe comercial da sua contabilidade esteja municiada dos melhores argumentos, seja eles teóricos ou práticos, para isso o discurso persuasivo precisa estar estruturado e bem alinhado com a filosofia da empresa, para que você possa a se destacar e conquistar o seu cliente.
Você precisa demonstrar valor real para o seu cliente e entregar aquilo, ou mais, do que foi oferecido, com profissionalidade impecável e sempre respeitando os prazos, para que o cliente tenha a sensação de acerto em ter firmado negócio com a sua contabilidade e entenda o quão essencial ela é para a sua empresa, a ponto de não desfazer a parceria por nada.
2. Burocracia
Vença a burocracia. A jurisprudência é o inimigo de qualquer empresário de qualquer ramo no Brasil, atualmente, por isso muito deles contratam serviços de contabilidade como o seu, para que não venha ter dores de cabeça e foque estritamente na produtividade da sua empresa, por meio da produção da sua matéria-prima. Muitas contabilidades utilizam do subterfúgio da burocracia como mote das vendas, fazendo com o cliente se atraia a empresa contábil por entender que os problemas dele com as papeladas acabarão. Mais nada adianta você tirar a dor de cabeça dos seus clientes e assumir a enxaqueca. Por entender que compete a contabilidade resolver pendências burocráticas, você precisa estar preparado e capacitado para isso.
Na era da tecnologia, simplificar os processos os levando para o digital, demonstrará aos seus clientes uma vitória contra a enfadonha espera e, na prática, é isso mesmo que acontece. Os serviços virtuais auxiliam muito o processo burocrático das contabilidades e ponto para quem usa, pois terá boas chances de se posicionar melhor na era da evasão.
3. Planejamento
A alma do negócio. Você precisa oferecer um planejamento específico a empresa, com dados atualizados e que conversem com o que ele deseja desenvolver no agora, não o que foi anteriormente. Não pare no tempo, se atualize, informatize-se, tudo isso coopera com a evolução da sua empresa.
Para qualquer empresa, o bem mais valioso é a informação, pois são essas informações que competem o caráter da empresa, bem como a sua identidade, por meio do posicionamento no mercado e perfil dos seus clientes.