No meio tecnológico que vivemos, as informações estão na palma da mão de quem quiser, sendo assim, o cliente, muita vezes, tem total conhecimento de todo o processo de trabalho da empresa.
E no universo contábil as coisas também têm acontecido assim. O serviço hoje está indo muito além dos conhecimentos técnicos e específicos e a reciclagem de postura e pensamento já é realidade, pois na era virtual a internet faz parte diretamente dos meios de serviço de qualquer segmento de trabalho. Saber trabalhar com esses mecanismos, tendo pleno domínio e feeling fará parte das características da contabilidade do futuro.
O marketing contábil é de extrema importância para essa atualização dos tempos, pois você terá que ter bem definida a sua comunicação com o cliente que tiver acesso ao seu site contábil. E isso é muito mais do que ter uma página institucional da empresa, que é um cartão de visitas online. Ainda mais, o conceito de marketing contábil ainda, por muitos, está interligado a questões físicas como folders, vendedores para prospectar clientes de porta em porta etc, o que comprova os graves indícios de um setor que ainda está bastante parado no tempo.
Mas, na hora da crise, empresas que têm se dado bem passam a ser referências de mercado e a atenção voltada para o marketing contábil online, ou seja, com sites contábeis bem estruturados, pois estão virando a cara para essa palavra chamada “crise”.
Esse setor de marketing contábil é uma estratégia a médio e longo prazo, com isso, é importante saber que as empresas que estão hoje se destacando nesse meio, plantaram seus projetos de trabalho iniciais há algum tempo. Porém, uma estratégia de marketing bem estruturada, depois de algum tempo, venderá seus produtos sozinha, sem o mínimo esforço da empresa, no momento das prospecções. Sim, isso é possível.
Viaje comigo, pense num fluxo regular de clientes que ingressam na sua contabilidade anualmente, somente atraídos pela proposta do site contábil. Você não precisará de um esforço mecânico nas vendas, mas terá a sua estratégia de marketing posta em prática de uma forma totalmente automatizada.
Para que isso venha a ser o futuro da sua empresa, você precisa debruçar todo o seu reforço e recursos no ponto de partida.
1. O site contábil deve informar seu nicho de mercado
O mundo do empreendimento é muito amplo, por isso é necessário que o empreendedor contábil tenha foco em que área ele se especializará. Os princípios contábeis generalizam as ações das empresas de contabilidades os abrangendo de uma forma geral. Entretanto, devido a globalização, as informações ficaram muito mais rápida e é por isso que um pensamento moderno para um empresário da contabilidade é ter um mercado alvo e o deixar bem explícito em seu site contábil.
O reflexo de que o nicho precisa ser bem definido e informado é o fato de quem grandes empresas de contabilidade estão construindo parcerias com empresas de tecnologia de informação visando a produção de softwers integrados para acelerar os processos burocráticos e simplificar a obtenção de dados e apuração de imposto.
Até mesmo a declaração acessória se tornou digitalizada, através do SPED (Sistema Público de Estruturação Digital).
Ao invés de atirar para todos os lados, a contabilidade precisa ter seu alvo fixo para se diferenciar dos seus concorrentes, já que o meio contábil é muito extenso, mas com opções bastante variadas. Por isso, o site contábil precisa apresentar especificamente qual é o diferencial da empresa.
2. O site contábil deve ter influencia em pensamentos de mercado
Há uma grande diferença de texto e conteúdo. Um texto pode ser qualquer conjunto de palavras, sobre qualquer assunto, sem necessidade básica de coesão. Agora, conteúdo é aquilo que gera valor a quem estar lendo. E é isso que o site contábil precisa ter para ser relevante.
Um site contábil de relevância não tagarela palavras sem sentido sobre qualquer coisa, mas publica dicas, técnicas e situações relevantes para o mercado de contabilidade para que você exerça a liderança do pensamento e se destaque dos demais.
Com isso, é importante que o site contábil escreva para o seu público específico, apresente ideias ousadas e identifique problemas específico de clientes em potencial.
3. O site contábil precisa nutrir quem o acessa
É algo trabalhoso aparentemente, mas facilmente automatizada através de serviços digitais de marketing. Esses mecanismos não são caros, para quem tem um site contábil, e agrega valor de conteúdo ao mecanismo.
Mas para integração automática, você precisa ter certo conteúdo, o que pode ser: um guia prático, uma consultoria, um livro digital, planilhas etc.
É importante a fidelidade com esse cliente, disparando tais conteúdos em um mailing de e-mail através de um cadastro feito pelos prospectos antes de consumir o conteúdo do site. Integrar essa entrega a redes sociais pode gerar bastante valor ao conteúdo e ao site contábil por si só.