Dentro de um tradicionalismo histórico há uma confusão técnica latente entre a relação ao relacionamento direto entre o marketing, a publicidade e a gestão de vendas. Mas cabe o pensamento de que o marketing é o pai da publicidade e mãe das vendas, pois abraça a prática da comunicação com intuito de vender, com um planejamento estratégico administrativo que converte os processos comunicativos em modo de capitalizar. Por isso, hoje vamos falar de Marketing Digital Contábil.
E agora, como a contabilidade pode embarcar nessa nova óptica de mercado conduzida pelos processos de marketing? Primeiramente é vender uma imagem atualizada do contador nos dias atuais. Ainda há uma visão do contador como aquele cara técnico, do balanço, que caça números e faz disso o seu modo de viver. Essa é uma visão antiquada, já que o contador hoje possui uma autonomia técnica gigantesca dentro do processo de gestão e marketing da empresa.
E o por que a função do contador modificou tão drasticamente? Porque o mercado modificou-se drasticamente. Vivemos a era do marketing e todas as profissões tiveram que acompanhar esse processo. A tecnologia dinamizou os processos de compra, venda e troca, e contador se quadrou nesse processo auxiliando nas estratégias de venda por meio da comunicação dinâmica e do marketing digital.
Função do Marketing Digital no processo contábil
O papel que esse conceito de marketing precisa desempenhar é a eficácia dos recursos dos serviços de contabilidade, além de toda a gestão de trabalho no processo de organização e posicionamento de mercado. Muito além de vender, é criar planos estratégicos de vendas. É mais do que atirar no público em geral com intuito de efetivar vendas, mas é gastar o mínimo de esforço possível achando o seu público-alvo.
Os benefícios de um bom Marketing Digital
Quanto mais a empresa souber trabalhar a dinamização da série de informações que ele recebe, melhor será a produtividade de venda dentro dos conteúdos produzidos no conceito de marketing digital. O marketing digital faz com que o empreendimento seja montado dentro de um processo e continue trabalhando dentro desse projeto tendo todas as perspectivas empresariais dentro de um controle. O ponto positivo é que tudo acerca da empresa vai estar dentro de uma perspectiva, já o negativo é que se algo sair do controle a empresa vai ter muitas dificuldades de recuperação.
Conceitos básicos
De modo geral, o profissional que estiver dentro deste conceito de marketing digital precisa ser extremamente competitivo, criando-se diferenciais a despeito da concorrência. Assim, o profissional de marketing digital coloca-se como alguém que busca sempre conquistar novos clientes e fixa-los fidelizando-os no portfólio de clientes da empresa.
Os profissionais de contabilidade que desejam se posicionar dentro desse conceito de marketing digital na contra-mão do conservadorismo imperante na profissão. É preciso se vender, mas não num conceito de prostituição profissional, mas dentro de um conceito de criar uma gestão organizacional que caminha com o mundo moderno e faça da contabilidade um mecanismo de análise de estratégias profissionais para melhoria da empresa parceira.
O fato é que como tudo na vida, o marketing digital caminha com a evolução tecnológica e é questão de tempo da exceção virar regra até mesmo dentro do universo contábil.