A importância do marketing contábil

O marketing contábil é o coração da sua contabilidade, isso porque é através dele que o seu escritório será notado no mercado. Com a dinamização do universo de informações através da massificação virtual, há uma rápida saturação por meio do público online. Por isso, as ações de marketing contábil precisam ser estratégicas e muito bem definidas por sua contabilidade.

A responsabilidade do marketing contábil para a sua empresa está em capturar leads, ou seja, clientes qualificados para a sua contabilidade, seja pessoas físicas que necessitam dos serviços contábeis ou pessoas jurídicas, empresas que precisam da consultoria contábil da sua empresa.

As técnicas usadas pelos profissionais de marketing contábil variam com o público-alvo e os serviços prestados pela sua contabilidade, formatando assim, uma forma de abordagem específica. O intuito é trazer a sua empresa ao conhecimento de mercado de forma natural.

Chegando no seu público-alvo

Ações atrativas por meio do marketing contábil chamarão a atenção de algumas pessoas ou empresas. Essa primeira atenção é um ótimo sinal. A partir do momento que essa pessoa chegar até a sua contabilidade, ela será um lead qualificado e a próxima missão é converter aquele lead em venda, o que se torna mais fácil, convenhamos. Mas, embora essa pessoa ou empresa não venha a firmar negócio contigo, o seu contato e interesse já é muito importante, pois traduzirá ao conhecimento interno o perfil do seu público-alvo e quais os estilos de ações de marketing contábil que conversarão melhor com ele.

Indicadores de performance são fundamentais para que toda equipe de marketing contábil e análise de desempenho da sua contabilidade chequem a produtividade do engajamento da comunicação de cada divulgação, confirmando, ou não, a eficácia das ações desenvolvidas pelo marketing contábil.

Ter conhecimento do seu público e a medida da resposta das suas ações é meio caminho andado para que o seu marketing contábil seja mais assertivo.

Tipos de mídia

A partir do momento em que você tem a sua buyer persona, ou seja, as características do seu público-alvo, o marketing contábil da sua empresa precisará focar quais os tipos de ações são as que conversarão melhor com ela, seja por meio da mídia on ou offline.

A mídia offline é mais tradicional e contempla os mais do que conhecidos veículos de comunicação de massa. Entretanto, o mundo social é o que está mais em voga no momento. Estar nos intervalos comerciais de um relevante programa de negócios ou de uma conceituada revista sobre contabilidade ou mundo business pode transferir à sua contabilidade um respeito e uma credibilidade importante, dependendo do seu público-alvo, mas terá um alcance mais qualitativo do que quantitativo.

Agora, com o advento das redes sociais, a web tem sido o local mais importante para se encontrar um coletivo de pessoas. E dentre essas pessoas, certamente alguma terá as características do seu público-alvo e saltará aos seus olhos.

É por meio das redes sociais que o seu marketing contábil trabalhará ações de divulgação que tendem a captar pessoas de perfil específico ao seu público-alvo, ou seja, o tiro sairá mais certeiro, podendo, também, através da própria rede, criar um mecanismo de suporte, estreitar relacionamento com o seu cliente e promover feedbacks, diversificando a abordagem entre o cliente em potencial, final ou, até mesmo, curiosos.

É claro que esse artigo será superficial em meio à amplitude do universo do marketing contábil e das suas possibilidades. Agora, uma coisa é fato, independentemente do porte da sua empresa, o seu público-alvo, seus resultados e o estilo da sua abordagem, ter um serviço de marketing contábil, desenvolvendo as estratégias de comunicação da sua contabilidade, é mais do que essencial.

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