Abrir um escritório de contabilidade: Veja tudo o que precisa saber

Muitas pessoas acreditam que para empreender no ramo de contabilidade, necessitam apenas do conhecimento acadêmico na área contábil, mas se esquecem que as preocupações para se gerir um escritório são muito maiores do que propriamente a aplicação do serviço de contabilidade.

Para que você tenha sucesso com o seu escritório, é necessário que tenha conhecimento específico de um plano de negócio, questões burocráticas em sua abertura, ser criterioso na localização do seu empreendimento de uma firma estrutural, ter preocupações quanto a recursos humanos, além da eficiência do seu trabalho e a forma como será trabalhado a divulgação dos seus serviços.

Pensando nisso, nós trouxemos para você, nove dicas para que você abra o seu escritório de contabilidade.

1. Planejamento

Tudo sempre começa no planejamento. Por isso, a importância do plano de negócios. Nessa primeira etapa, você precisa ter bem definido consigo mesmo ou, caso estejam envolvidas mais pessoas, na sua sociedade, qual negocio efetivamente você iniciará.

Para isso, é necessário definir os tipos de serviços prestados, a segmentação do seu negóciopúblico-alvo, proposta da empresa, diferencial e investimento inicial.

Para que você venha se destacar e não ser mais um negócio de contabilidade é necessário que antes de dar o primeiro passo na abertura do escritório, seja feita uma pesquisa de mercado para pautar as suas decisões por métodos empíricos.

2. Burocracia

Burocracia pouca é bobagem, não é!? Em toda abertura empresarial, independentemente do ramo, há o sofrimento quanto a burocracia e no segmento contábil isso não é diferente.

Então, a dica é que você, antes de iniciar esses processos burocráticos, faça uma lista de documentos necessários para separar ou até mesmo dar entrada, como se fosse uma lista de compras ou um check list burocrático.

3. Localização da Empresa Contabil

Geralmente, um escritório de contabilidade fica próximo aos grandes centros comerciais e distante das áreas rurais, isso é uma via de regra. Claro, que a instalação também depende muito do público a ser atingido, para que haja facilidade do acesso dos clientes atuais e para a captação de novos clientes, que serão atraídos pela oferta.

Outro ponto a se pensar, nesse caso, é o do deslocamento à órgãos oficiais, que muitas vezes exigem determinadas documentações para processos burocráticos, por exemplo: Receita Federal Secretaria da Fazenda, Junta Comercial. Se o seu escritório estiver próximos desses locais, facilitará tanto para você quanto para o seu cliente que poderá resolver essas questões burocráticas no momento em que deixar o seu estabelecimento.

4. Espaço do escritório contábil

A estrutura que você quer montar afeta na escolha no local onde você irá montar o seu escritório. Para isso, você deve definir o porte da sua empresa, sabendo qual será o número limite de clientes que você atenderá.

Nos dias atuais, muitos serviços físicos estão sendo substituídos por salas virtuais. Nesse caso, o cliente interage com o escritório via online e o empreendedor poupa espaço físico estruturado até, também, para armazenamento de documentos.

Não existe uma norma técnica específica para a montagem de um escritório, mas o Serviço de Apoio a às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em seu site, lista várias dicas para que você monte a estrutura física do seu negócio.

5. Funcionários

Antes de contratar os seus funcionários, você precisará fazer algumas perguntas básicas à si próprio, como: Quantos eu preciso? Quais funções eu posso terceirizar?

O empreendedor precisa ter muito cuidado na hora de pensar a sua mão de obra humana, pois é delicado você iniciar o seu trabalho já sobrecarregando funcionários, remanejando-os a funções que não são as dele ou tendo funcionários ociosos atrapalhando o andamento do trabalho.

6. Padronize Tarefas

Toda empresa precisa ter o seu modos operandi, ou seja, um calendário de trabalho com uma rotina já pré definida.

A organização é essencial para atribuições de tarefas e comprometimento na entrega de serviços no prazo, algo procurado pelo cliente. Como as demandas são muitas, atribuir prazos com tarefas específicas para cada funcionário é fundamental para o sucesso do escritório.

7. Qualidade dos Serviços Contábeis

Temos o pensamento de quanto mais clientes captarmos logo no início da empresa, melhor. Ledo engano. Somos levados pela nossa ansiedade e a busca pelo sucesso, mas esquecemos daquela popular frase que diz que Quantidade não é qualidade.

A clientela do escritório de contabilidade precisa ser qualitativa, por isso, no princípio do seu negócio você precisará atender as condições da sua empresa para que possa se comprometer com determinado serviço e satisfazer o seu cliente.

Se você pegar clientes que sobreponham o limite do porte da usa empresa, é grande a probabilidade de você falhar com ele e ficar queimado, prejudicando muito a sua jornada no empreendedorismo.

8. Divulgação marketing contábil

A elaboração de estratégias de divulgação é essencial para o conhecimento público da sua empresa. O marketing contábil é essencial em todos os momentos.

Uma campanha publicitária bem sucedida foca no cliente, que é a personificação do seu alvo. Então, é preciso conhecer o seu público alvo para que se possa captá-lo por meio da publicidade.

Atualmente, vivemos uma era online, onde as divulgações acontecem via redes sociais, na maioria das vezes. Site e blog também é um bom sinal para que você venha chegar até o cliente em seu aparelho eletrônico. Porém, não podemos ignorara as tradicionais estratégias offline, que vão de folhetos e outdoors até a compra de um horário em veículos como rádio, televisão ou jornal.

O investimento em publicidade da sua empresa contábil dependerá sempre das estratégias traçadas em cima de pesquisas de identificação do público alvo.

Abrir um escritório de contabilidade: Veja tudo o que precisa saber

9. Oportunidades

Procure nunca estagnar, sempre expandir. Com isso, não perca de vista nenhuma oportunidade.

Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, busque se fazer presente em eventos de entidades da classe ou de associações empresariais para construir um networking e formar parcerias.

Acompanhe o Conselho Federal de Contabilidade, e suas regionais, e busque adesão à Federação Nacional de Serviço das Empresas Contábeis.

No mais, esteja sempre inovando, pois práticas diferenciais chama a atenção do público. Porém, procure ter essas inovações de uma forma sensata e que se enquadre no mercado contábil.

As dicas dadas neste artigo são muito valiosas para quem deseja  abrir um escritório de contabilidade. As oportunidades neste setor são inúmeras, tanto no sentido financeiro quanto em relação a sua ampliação e crescimento, porém, a sua montagem é bastante difícil.

Espero que esse post tenha ajudado bastante e te localizado para abrir o seu escritório contábil.

Sobre Nós

Com uma equipe altamente capacitada, a Contabilit oferece diversos serviços para atender às necessidades específicas de cada um de seus clientes. Além disso, possui uma estrutura sólida e moderna, que garante rapidez e qualidade nos serviços prestados.

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