Como evitar a saída de clientes em sua contabilidade

Como evitar a saída de clientes da sua contabilidade

O mercado nacional não vive a sua melhor fase. E essa crise financeira que já perdura mais de dois anos, pegou em cheio o mercado daqueles que tem os números como a sua matéria prima de trabalho, os contadores. A retenção de clientes tem diminuído bastante e a evasão aumentado. A receita dos escritórios de contabilidade tem diminuído e nunca a contabilidade precisou tanto dos seus próprio serviços como agora, embora o mercado esteja ruim para todos os segmentos. Ações estratégicas e um posicionamento específico para atentar o seu público alvo a importância da contabilidade, tanto na vida pessoal, quanto para a sua empresa, são atitudes a ser planejadas pelas contabilidades. Os clientes precisarão entender que a contabilidade é, sim, algo essencial e imprescindível. Como evitar a saída de clientes da sua contabilidade?

Para você que quer e busca enfrentar a crise, o primeiro passo é abaixar o máximo possível a evasão da sua empresa e este artigo vai te dar algumas dicas básicas quanto a isso.

Não busque culpados

Aqueles que buscam culpados não investe os seus esforços na solução que, nesse caso, é a recuperação, isso porque perdem tempo chorando pitangas. Alguns pode demonizar o cliente pela evasão, outros podem se martirizar pela perda, o fato é que não existe um culpado quando se trata da evasão de um cliente, mas, sim, há uma série de fatores que levam até aquela atitude do outro lado do balcão. Esses fatores passam por ações práticas, fatores externos, humanos etc. Claro que em alguns casos, determinados fatores são mais preponderantes, do que outros.

O que fazer para não perder?

Tá aí a receita de bolo que todo o gestor contábil gostaria de ter. As ações práticas variam do público alvo e dependem muito da pesquisa estratégica que a contabilidade precisa ter feito quando iniciou o negócio. Pelo fato da contabilidade ser um segmento rotativo, onde a atualização é constante, essas pesquisas e a busca pela identidade e a postura atual precisa ser feita periodicamente, justamente porque conhecer o perfil do seu cliente é, por tabela, conhecer o seu perfil.

De modo geral, uma grande estratégia para diminuir a taxa de evasão é criar um relacionamento com os seus clientes, com determinadas ações que vão deixar vocês mais próximos. Cabe a contabilidade, então, encontrar subterfúgios para isso.

Outra questão de extrema importância, é a mudança de mentalidade. Para uma empresa contábil que está antenada com as novas tecnologias, é necessário que ela esteja se atualizando e esteja disposta a mudar postura e linguagem constantemente, se adequando as tendências do seu público para atender os seus clientes e assim evitar que eles deixem a sua empresa. Não é preciso sentir o golpe para pedir água. Mudar conceitos não é ruim, diferentemente como muitos pensam. Na verdade, é extremamente necessário.

Para os escritórios contábeis que ainda não conversam com o segmento tecnológico, esse é o lugar que ainda lhes falta para povoar, e, mesmo que essa contabilidade venha perder clientes físicos, ela poderá compensar no segmento online, onde está acampada uma grande força, devido ao segmento atual.

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