Marketing Contábil dentro das regras do Conselho Regional de Contabilidade

As ferramentas de Marketing digital são utilizadas por apenas 33% dos escritórios de contabilidade segundo uma pesquisa realizada pelo empresário Roberto Dias Duarte.

É preciso prestar atenção em algumas restrições presentes no Código de Ética Profissional do Contador apesar do marketing digital ser indicado para qualquer negócio.

Veja:

“I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes;

Não há restrições quanto ao veículo de comunicação ou ao tipo de propaganda, porém tem que se estar atento ao conteúdo publicado. Então, qual a maneira de fazer uma propagando corretamente? Para isso, o CRC nos dá respaldo do que não se deve fazer:

“Promoções ou vantagens de qualquer tipo no oferecimento dos serviços. Esta prática caracteriza a concorrência desleal, prevista no artigo 8º do Código de Ética Profissional do Contador, pois estaria atraindo para si clientes em detrimento dos demais;”

Nunca oferte seus serviços promocionalmente. Por exemplo: “Pague menos pelos serviços de nossa contabilidade”ou “em nosso escritório você ganha X meses de honorários grátis na hora da contratação”

“Frases ou indicações de que o anunciante é melhor ou mais capacitado que os demais profissionais, ou qualquer outra indicação que possa dar esse entendimento, pois assim, estaria prejudicando os demais;”

Para ser mais claro, é proibido “tirar vantagem” dos outros contadores com frases d impacto do tipo “Nosso escritório é melhor que outros por causa ‘disso ou daquilo’.”

“Informações enganosas que não possam ser cumpridas pelo profissional ou Organização Contábil;”

Como em todo segmento, ser anti-ético é proibido. Não publique anúncios enganosos,não podendo cumprir aquilo que é apresentado como por exemplo: “Nossa contabilidade te isenta do imposto de renda!”.

“Informação de valor de serviços, uma vez que, o valor dos serviços deve obedecer ao estabelecido no artigo 6º do Código de Ética Profissional do Contador, assim, o valor do honorário só poderá ser estabelecido depois de observados os itens previstos neste artigo;”

Por ultimo, evite frases como “O menor preço! Apenas X reais por mês”.  Lembre-se que os valores devem obedecer o Código de Ética Profissional do Contador.


Essas regras não devem ser encaradas como um impedimento na prática do marketing. Existem outras formas de se fazer propaganda, veja alguns exemplos:

Não veja estas regras como uma barreira para seus anúncios de marketing. Existem diversas maneiras de se produzir uma propaganda dentro das regras do CRC. Por isso, é de extrema importância contar com profissionais qualificados nesta hora.

Como o assunto é internet, é necessário entender que a atenção das pessoas é bastante inconstante. Se  não for criativo na elaboração dos textos,  passará despercebido. Publique textos cativantes e rápidos de ler.

Exemplos:

“Procurando escritório contábil? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.”

“Você já conhece a [nome da empresa]? Somos uma empresa especializada em [serviços]. Faça-nos uma visita/acesse nosso site/ entre em contato pelo telefone/etc.

Marketing digital é importantíssimo para toda e qualquer empresa principalmente para contabilidades. Não pense na propaganda apenas como uma estratégia de venda, mas também como ferramenta fundamental para enraizar sua marca no mercado contábil. Uma boa propaganda fará com que sua empresa não seja esquecida deixando-a sempre em evidência.

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Mais posts

Envie uma mensagem