Contabilidade: Construindo uma Rede de Relacionamentos

A construção do networking deve ser constante. Ao formar novos relacionamentos você estará em contato com as mais variadas opiniões e hábitos, isso estimula a inteligência e expande a visão.

Networking (em inglês) é uma expressão que representa uma rede de contatos ou relacionamento. Diz respeito às pessoas que
um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas. Podemos considerá-la
como uma espécie de parceria onde as pessoas trocam informações, influência e aprendizado profissional, indicação para
um novo emprego ou realização de um negócio, com objetivo de trazer benefícios mútuos, onde os profissionais estabelecem
laços de respeito e confiança.

A construção do networking deve ser constante. Ao formar novos relacionamentos você estará em contato com as mais varia-
das opiniões e hábitos, isso estimula a inteligência e expande a visão.

Não procure os outros só na hora da necessidade. Relacione-se bem com todo mundo, sempre. Não só no ambiente de trabalho. É importante possuir uma rede de contatos e mantê-la, sendo útil para estas pessoas, fazendo o possível para manter contato, compartilhando informações, conhecimentos, além da troca de ideias.

Construir uma rede de contatos tem se tornado uma ferramenta imprescindível aos profissionais atualmente. Podemos levantar alguns pontos para que o networking realmente tenha o efeito pretendido:

Atualização: Mantenha seus contatos bem informados sobre seu crescimento profissional, seja trocando de emprego, realizando um novo negócio, escrevendo artigos. Quando seus contatos conhecem melhor sua qualificação profissional isto proporcionará maior segurança para futuras indicações.

Cartão de visitas: O cartão de visitas é um dos itens mais importantes em um contato profissional. Entretanto, não esqueça de tomar alguns cuidados: o ideal é que o cartão seja confeccionado em uma gráfica, preferencialmente na cor clara e com pouca imagem, deve conter informações objetivas, como o nome completo, profissão ou cargo, telefone e e-mail. E não dobre o cartão na ponta, pois isso já caiu em desuso.

Selecione as pessoas certas: Tenha em sua rede de contatos pessoas que possam, de alguma forma, beneficiá-lo. Procure fazer contatos com pessoas de áreas diversas ao seu setor de atividade, como: diretores, supervisores, gerentes, profissionais de RH e outros profissionais que tenham peso numa indicação, independente de qual ela for.

contabilidadeA maioria das pessoas consegue emprego ou até mesmo fecha um negócio por indicação, você já deve ter ouvido falar do
fator “Q.I” (Quem Indica) essa é a realidade, no meu caso, por exemplo, o ÚNICO emprego que não consegui por indicação
até hoje (!) foi o de Servidora Pública! Por isso, é cada vez mais importante sua habilidade para conquistar e manter bons
relacionamentos. As empresas dão grande valor ao networking de um candidato, pois ela pode facilitar a busca por referências.

Uma dica infalível é tratar as pessoas do jeito que elas gostariam de ser tratadas, a partir daí criamos boas redes de relacio-
namentos. Procure fazer isso mesmo para aqueles indivíduos que não tenham a capacidade de proporcionar uma vantagem
imediata para você. Hora ou outra poderá ser ele o responsável por lançar você a um novo patamar.

Então, não basta criar redes de relacionamentos, é preciso saber quando e como utilizá-las. Faça isso levando sempre em conta que cada rede tem suas particularidades. Pense nisto!

 

Construir uma Rede de Relacionamentos:

  • Desenvolva uma rede de contatos
  • Crie parcerias;
  • Troque informações;
  • Estabeleça laços de respeito e confiança;
  • Não procure os outros só na hora da necessidade;
  • Seja útil para os seus contatos;
  • Compartilhe informações;
  • Troque ideias;
  • Mantenha seu networking atualizado;
  • Invista num bom cartão de visitas;
  • Selecione as pessoas certas;
  • Mantenha bons relacionamentos com todos.

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