O profissional contábil precisa “pensar criticamente”. O que isso significa exatamente?
Pensamento crítico pode ser definido como o processo mental que, de forma ativa e hábil, conceitua, aplica, analisa, resume e avalia informações para chegar a uma resposta ou conclusão.
Alguém que pensa criticamente efetua Cinco Tarefas:
Levanta questões e problemas vitais e os formula com clareza e precisão;
Reúne e avalia as informações relevantes, utilizando juízos teóricos para interpretá-las de forma eficaz;
Chega a conclusões e soluções bem fundamentadas e as testa em relação a critérios e normas pertinentes;
Raciocina de forma livre no âmbito de sistemas alternativos de pensamento;
Comunica-se de forma eficaz com os demais para descobrir soluções para problemas complexos.
Para desenvolver um pensamento crítico é preciso obter informações de diferentes lugares. Converse com pessoas que possuam pensamentos diversos, abra sua mente para conhecer outros pontos de vista, aprofunde-se em assuntos que lhe interessem, procure outras soluções para um problema, de forma inovadora e criativa. Mas, preste atenção e repita para você mesmo o trecho a seguir por três vezes consecutivas: não basta apenas pensar, é preciso colocar esses “pensamentos” em prática e tomar uma atitude.
Se você não tiver em seu perfil um pensamento crítico, correrá o risco de aceitar as opiniões que não estejam adequadas à empresa, ou até mesmo as que possam causar prejuízos na execução de seus projetos.
Uma dica para desenvolver sua habilidade de pensamento crítico é através da educação contábil continuada, isto lhe permite entender a intenção dos princípios da contabilidade e como aplicá-los às informações financeiras e aos negócios de uma empresa. Cada área da contabilidade exige um pensamento crítico. A cada dia você emitirá julgamentos e responderá a perguntas que podem ter mais de uma resposta aceitável.
Estamos vivendo a era do conhecimento e da tecnologia. As empresas hoje necessitam de Capital Intelectual, pois os trabalhos manuais acabam sendo substituídos por recursos tecnológicos. Cabe a você à tarefa de pensar, elaborar estratégias, raciocinar. Na Contabilidade essa é a realidade, já que a tecnologia da informação estabeleceu esta nova estrutura a qual nos deparamos hoje.
Desenvolvendo um Pensamento Crítico
- Levante problemas e os formule com clareza;
- Avalie informações e interprete-as de forma eficaz;
- Teste suas conclusões;
- Raciocine de forma livre;
- Comunique-se de forma eficaz;
- Obtenha informações de diferentes fontes;
- Converse com pessoas que possuam pensamentos diversos;
- Aprofunde-se em assuntos que lhe interesse;
- Procure outras soluções para um mesmo problema;
- Seja criativo e inovador.