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Contabilidade Digital: 6 dicas para o contador se manter atualizado!

Qualquer atividade profissional, independentemente de sua natureza, exige atualização constante dos envolvidos para que seja desenvolvida de maneira ideal.

Por essa razão, saber como se manter atualizado é algo fundamental, pois diferencia profissionais bem-sucedidos de trabalhadores comuns.

Imagine você indo a uma loja de roupas, por exemplo, e perceber que o vendedor não consegue atendê-lo adequadamente por falta de informações precisas sobre produtos e valores. Ou então, um jogo de futebol onde o narrador não sabe todos os nomes dos jogadores. Isso é um problema, não?

Da mesma forma, o profissional da contabilidade precisa ficar atento às novidades de sua área, até mesmo para que possa atuar prestando consultoria para seus clientes. Por isso, confira a seguir algumas dicas essenciais sobre como se manter atualizado na área de contabilidade e assim garantir seu futuro profissional!

Para facilitar seu caminho, listamos seis dicas práticas para você começar já sua atualização profissional. Confira!

1. Capacitação oferecida pelas Entidades de Classe

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, em consonância com o Conselho Federal de Contabilidade oferecem cursos e seminários que atendem ao Programa de Educação Continuada da entidade, em especial no que se refere às normas e legislações. É possível cursar módulos como: “Cálculo do Simples Nacional e Declaração” e “Retenção na Fonte de INSS – Pessoas Jurídicas e Físicas”.

Os eventos fomentados pelos órgãos regionais são especialmente interessantes, pois conseguem abranger com agilidade os temas que estão em voga e, muitas vezes, ainda não chegaram aos bancos das universidades. “Atualizações na legislação trabalhista e previdenciária”, “Planejamento sucessório e patrimonial” e “Workshop de gestão nas organizações contábeis” são alguns dos temas abordados nos encontros.

E uma dica importante: alguns CRCs, como o CRC-CE,  mantém convênios com instituições de ensino, concedendo descontos para os profissionais da área contábil, consulte!

2. Cursos de atendimento e negociação

 

Lidar com clientes é um desafio diário. Clientes difíceis exigem ainda mais do contador e de sua equipe,

porque demandam muito jogo de cintura. No entanto, é possível desenvolver competências para lidar com as questões do dia a dia de forma leve e não menos profissional,

 

dominando algumas técnicas.

O SEBRAE-RS, por exemplo, oferece um curso focado no atendimento ao cliente, trabalhando aspectos técnicos e comportamentais que permitem entender como alcançar a satisfação do cliente, passando pelo planejamento de ações e procedimentos internos.

Já o curso de Negociação para contadores (ministrado pelo empresário contábil e palestrante, Anderson Hernandes) ensina técnicas bem específicas para você negociar o valor de novos serviços contábeis, ou ainda renegociar honorários com clientes antigos.

3. Línguas estrangeiras

O inglês é a principal língua estrangeira a ser dominada por todos os profissionais e na área contábil não é diferente. Mesmo que seu foco seja nas MPEs nacionais, a capacitação em outro idioma abre portas para que você consiga estudar os assuntos contábeis relevantes que acontecem no mundo. Conhecendo o idioma e os termos técnicos da área em inglês é possível, por exemplo, pesquisar sobre as ações tomadas contra o crime de lavagem de dinheiro em outros países.

Sabia que existe um curso de inglês para contadores (online ou presencial) no mercado? Aproveite essa dica e aprofunde seus conhecimentos!

4. Treinamento de liderança

O escritório de contabilidade é uma empresa e precisa de um líder que dê respaldo para a equipe, ao mesmo tempo que consiga dar autonomia para que ela se desenvolva. O comportamento do líder, principalmente em momentos críticos, faz toda a diferença tanto pelo rendimento do trabalho, quanto pela percepção dos clientes.

A ONU (Organização das Nações Unidas) desenvolveu uma metodologia, que no Brasil é conduzida pelo SEBRAE, chamada Empretec. É um curso destinado aos empreendedores, baseada em aulas e vivências práticas, com o objetivo de melhorar seu desempenho empresarial, garantir mais segurança na tomada de decisão, além de ampliar a visão de oportunidade de negócio.

 

5. Gestão de Recursos Humanos

O contador deve estar sempre atualizado sobre as questões trabalhistas para orientar seus clientes quanto à melhor maneira de contratar (ou desligar) colaboradores, as regras estabelecidas pela legislação e o recolhimento dos impostos corretamente. Profissionais sem o devido preparo técnico podem expor os clientes à multas e penalidades legais, por isso, esse é um ponto muito importante da atualização profissional.

Além dos cursos e eventos promovidos pelas entidades de classe com esse tema, existem outras formas de se aprofundar no assunto. O SENAI oferece um curso gratuito que apresenta os dispositivos legais que regulamentam as relações de trabalho, bem como tipos de trabalhadores e formas de contratação. É um conteúdo interessante para quem está começando a entender o assunto.

Já o CIESP, por exemplo, tem curso presencial em algumas de suas unidades, que aborda a legislação trabalhista de forma mais aprofundada para os profissionais contábeis que já têm vivência na área. São aulas sobre as rotinas de admissão, tributação da folha de pagamento, jornada de trabalho, entre outros assuntos.

Seja presencial ou de forma online, procure os cursos oferecidos por instituições renomadas, mesmo que não sejam ligadas diretamente à área contábil. As entidades citadas, por exemplo, são ligadas à Indústria, mas o conteúdo é válido para todos os setores da economia.

 

6. Tecnologia

Se você está pensando que não vai ter tempo para seguir as dicas deste artigo, use a tecnologia para te ajudar! Com as soluções certas, você aumenta a produtividade e agilidade no dia a dia do escritório, abrindo espaço na agenda para se dedicar ao seu desenvolvimento profissional e a captação de novos clientes.

Se seu escritório ainda está começando a usar a tecnologia por meio de planilhas, vale a pena fazer um curso de Excel avançado para extrair melhor visualização das informações e análises.

Agora, se soluções tecnológicas já são recursos importantes no seu escritório, a dica é adotar ferramentas de produtividade para agilizar e padronizar as rotinas contábeis. Um outro passo nesse sentido é implementar o processo de integração contábil, eliminando as atividades manuais (como a digitação dos lançamentos contábeis dos clientes) e garantindo mais tempo para a sua atualização profissional.

O envio de documentos para as empresas também deve ser feito de maneira organizada e segura, assim como a cobrança dos seus honorários mensais. A forma como você trabalha e as ferramentas que utiliza na realização dos serviços contábeis refletem o seu nível de profissionalismo e podem ser fatores decisivos para alcançar a credibilidade desejada com seu cliente.

Envio de documentos, faturas e cobranças de forma online,  organizada, rápida e automática. Com o nosso gestor de documentos do nosso site contábil ( Contabilit ) poderá atender clientes de outras cidades e  reduzir os gastos com impressão e envio de documentos, além disso, nosso sistema emite suas faturas mensais de forma AUTOMÁTICA.

Um atendimento organizado e rápido pode fazer toda a diferença na rotina do seu escritório contábil, por isso se torna fundamental um sistema de atendimento mais rápido para inibir o acumulo de pendências. O Whatsapp, Hangouts, Skype entre outros aplicativos  e ferramentas tem sido muito utilizados para atendimento, porém não tem o mesmo retorno que um Sistema de Atendimento Online vinculado ao seu site. Atendendo pelo próprio site você cria um vínculo profissional com clientes e potenciais clientes, além de passar a comodidade e facilidade que seu cliente espera na contratação do serviço contábil.

Imagine o potencial cliente acessando o seu site, se interessando pelo conteúdo visto, e preenchendo o formulário de contato para que depois você retorne para entender suas necessidades e passar um possível orçamento.

Agora pense que o potencial cliente acessou o site, e você sabe exatamente em qual página ele está, quais as páginas acessou, o conteúdo visto e ainda melhor, poderá chama-lo no site abrindo uma janela discreta de atendimento com uma frase para chamar atenção ( ex: Posso te ajudar? ) ou ( ex: Deseja abrir uma empresa? Deixe-me ajudar.) Ao fazer isto você ganha tempo no atendimento e na contratação, além de captar o cliente na hora que ele está propenso a contratar o seu serviço. Pois quanto mais demorada é a resposta no atendimento, mais longe você fica da tão esperada contratação.

É preciso estar constantemente buscando atualizações como profissional, para ter sucesso na carreira, reconhecimento dos funcionários a valorização dos clientes. Estar conectado com as tendências, sem deixar seu escritório de contabilidade ficar parado no tempo vai gerar credibilidade e aumentar a longevidade do negócio.

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