Como melhorar o relacionamento da sua Contabilidade com seus clientes no Facebook? A relação com o cliente agora ocupa um lugar importante nas redes sociais. De acordo com estudo realizado pelo Sindicato Nacional das Comunicações Diretas, 83% dos usuários usam esse meio para se comunicar diretamente com as empresas.
Os usuários da Internet, portanto, entendem o interesse para desafiar uma marca ou empresa nas redes sociais, para ter uma resposta rápida. Portanto, qualquer empresa com presença efetiva nessas plataformas deve saber administrar seu relacionamento com o cliente.
O Facebook é uma das primeiras redes sociais a que os consumidores recorrem para questionar as marcas. Ao mesmo tempo, continua sendo o número 1 no coração dos usuários da Internet. Com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, incluindo 30 milhões no Brasil.
Consciente de sua posição de liderança, a rede social lançou, portanto, seu próprio guia para gestão de relação com o cliente e também é uma ótima ferramenta para divulgar o seu site.
Então, quais lições foram aprendidas com este guia? Como usá-lo para se comunicar com seus clientes atuais e potenciais? Aqui está uma visão geral das dicas do guia de gestão de clientes oferecido pelo Facebook.
1. HUMANIZE O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
A boa comunicação deve permanecer natural e fluida entre os envolvidos. Daí a necessidade de reformular seu estilo de conversa de acordo com os requisitos da rede social. No Facebook, mais do que em qualquer outro lugar, os usuários da Internet querem ter a impressão de falar com uma pessoa por trás de uma empresa, e não com uma pessoa jurídica.
Você não precisa usar um toque complexo para se comunicar com eles. Em vez disso, escolha mensagens curtas, diretas e precisas, pois os usuários da Internet o fazem bem entre si. Até use figuras se a conversa for conveniente.
Isto permite, ao mesmo tempo, respeitar os requisitos da rede social, mas também, como gestor de comunidade, poupar tempo na execução das suas tarefas.
Além disso, o Facebook desaconselha o uso do nome da sua empresa para assinar a resposta à demanda do cliente. Portanto, autorize o gerente da comunidade a assinar seu primeiro nome para se aproximar de seus clientes em potencial e clientes.
2. LIMITE AS RESPOSTAS AUTOMÁTICAS DA SUA CONTABILIDADE NO FACEBOOK
O Facebook agora oferece opções de envio de mensagens predefinida. Geralmente são respostas formuladas de acordo com solicitações de usuários sobre as condições de venda de produtos e serviços.
Embora esse recurso seja uma dádiva de Deus para economizar tempo no atendimento ao cliente, é importante não abusar dele. Essas mensagens devem ser utilizadas como base. Mas sempre tome cuidado para adicionar um toque pessoal, com o primeiro nome do contato, um resumo preciso do seu problema e adequando o seu tom ao dele.
3. ATIVE A OPÇÃO DE ENVIAR MENSAGEM PRIVADA
Este é um recurso opcional que permite que os usuários da Internet enviem mensagens ao administrador da sua página da rede social. No entanto, se você ativar essa opção, lembre-se de verificar sempre as notificações.
O melhor é ter um gerente de comunidade disponível para responder a qualquer momento.
Além disso, a rede social acaba de lançar o emblema virtual chamado “Muito responsivo às mensagens”. A rede social atribui isso a empresas que respondem 90% das mensagens privadas em cinco minutos.
Este rótulo é usado para indicar ao internauta que sua solicitação será atendida pelo administrador de uma página da rede social. O que o incentiva a confiar em você e a entrar em contato com sua contabilidade no Facebook.
Isso também torna seu atendimento ao cliente ainda mais dinâmico. Se, no entanto, você não tem um gerente de comunidade ou uma pessoa a quem confiar esta tarefa, lembre-se de desativar a opção. Ou ligue para uma agência para lhe dar uma mão!
4. RESPONDA COM PRECISÃO NO FACEBOOK
Quando um cliente chega até você nas redes sociais, ele espera uma resposta clara para sua pergunta. Ele quer uma solução precisa para o problema encontrado. Portanto, tenha empatia e coloque-se no lugar dele.
Se certos meios parecem óbvios para você, diga a si mesmo que esse não é o caso para todos os clientes!
A rede social recomenda ser eficiente em satisfazer bem o cliente e transformá-lo em um consumidor fiel.
5. USE MENSAGENS PRIVADAS PARA APOIAR PEDIDOS SENSÍVEIS NO FACEBOOK
Às vezes, algumas conversas podem ser longas ou exigir a troca de dados privados (detalhes de contato, número do cliente, etc.). Nesse caso, convém convidar o internauta a usar uma mensagem privada.
Além disso, embora seja sempre útil mostrar aos outros que você está ouvindo para aconselhar seus clientes ou lidar com seus problemas, sua página não deve se transformar em uma parede de reclamações. O mais rápido possível, verifique com o usuário para lidar com a preocupação de forma privada. Mantenha comentários positivos no topo de suas postagens.
Essas dicas oferecidas devem ser aplicadas agora na sua contabilidade. Que tal começar a utilizar esta importante ferramenta e ter sua Contabilidade no Facebook?