Hoje a digitalização revolucionou a forma de trabalhar e se comunicar no mundo dos negócios. Então, quais são as opções disponíveis para o contador? Como desenvolver suas redes sociais e avançar para a consultoria? Muitas perguntas, cujas respostas podem nos levar ao digital: ter um site contábil e redes sociais.
DIGITALIZAÇÃO EM AÇÃO NA CONTABILIDADE
As grandes contabilidades investiram muito no digital, enquanto os pequenos e médios escritórios contábeis pararam, não investiram em Site Contábil e Redes Sociais. No entanto, os escritórios de contabilidade estão apenas começando a desenvolver seus negócios de forma digital, aproximadamente entre 30% a 60% dos escritórios de contabilidade têm site próprio, dependendo do porte e da localização.
A criação de sites ajuda a transmitir credibilidade, profissionalismo e facilita o contato com clientes. Além disso, muitos escritórios começam a oferecer serviços digitais como envio de documentos, relatórios e até consultoria online por meio de seus sites.
Cerca de 70% a 80% das empresas de contabilidade utilizam ao menos uma rede social como canal de comunicação ou marketing.
A maior parte dos escritórios de contabilidade de pequeno e médio porte ainda investem mais em redes sociais do que na criação de sites, especialmente devido à facilidade de uso e ao baixo custo das plataformas.
AS REDES SOCIAL PERMITEM QUE VOCÊ SE DIFERENCIE
A criação de um site contábil permite que você se diferencie da concorrência. Por outro lado, você pode expressar a identidade do seu escritório de contabilidade, mostrar quem você é, seus valores, apresentar sua equipe, falar sobre suas áreas de atuação…
Seu site vitrine é importante para atrair novos clientes, pois hoje 82% das pessoas olham o site antes de fazer contato. Portanto, para isso é necessário seduzir o cliente pelo design, pela carta gráfica do seu site, mas também pelo vocabulário que utiliza. Considere popularizar suas palavras para os não iniciados em contabilidade, direito ou social.
Por fim, lembre-se de que cada vez com mais frequência, o primeiro contato não é mais feito por telefone ou e-mail, mas pelas redes sociais. Por outro lado, você está presente nas principais redes onde seus futuros clientes poderão encontrá-lo? A sua presença online também passa por estes meios de comunicação que podem por vezes tornar-se verdadeiros canais de venda.
AS REDES SOCIAIS TORNAM A COMUNICAÇÃO MELHOR
Antes de mais nada, antes de se comunicar, você deve se perguntar como, para quem, por quais meios… Para isso, você deve definir seus clientes-alvo ideais.
Esta definição de seus clientes-alvo ideais ou Personas de Comprador é o primeiro passo em sua estratégia de marketing digital.
Depois de definir esses perfis, você pode selecionar os diferentes canais de comunicação que lhe permitirão atingir esses objetivos. Neste momento, não negligencie o uso das redes sociais.
Graças à sua presença e ao seu esforço de comunicação digital, você poderá desenvolver sua empresa atraindo novos clientes com um site contábil e redes sociais.
A DIGITALIZAÇÃO DO CONTADOR PERMITE QUE VOCÊ DESENVOLVA SUA ATIVIDADE COM UM SITE CONTÁBIL E REDES SOCIAIS
De fato, com uma estratégia digital claramente definida, um site à sua imagem, uma comunicação adaptada aos seus clientes e prospects, uma compreensão das suas necessidades, estará pronto para desenvolver a sua empresa. Não é o propósito da transformação digital para um contador desenvolver sua empresa?
Digital é um investimento (essencial) à partida, que exige um trabalho diário para atingir os objetivos traçados e gerar retorno do investimento. Caso ainda não tenha um Site Contábil e Redes Sociais, essa é a hora de investir e se destacar.
UM CONTADOR DIGITAL AJUDA A ATRAIR NOVOS TALENTOS
Hoje, o digital oferece um conjunto de benefícios extraordinários, cujos resultados ajudam a desenvolver o potencial das empresas. Além da automação de certas tarefas, o valor e o futuro das empresas, como de todas as empresas, dependem de seus recursos humanos. Será cada vez mais importante nos próximos anos atrair os melhores talentos, mas também retê-los (como já tem que fazer pelos seus clientes).
Mais uma vez, o meio digital cumpre esse papel. A presença online é esperada pelas novas gerações, sensíveis à imagem de uma empresa à altura do seu tempo.
Você também pode planejar apoios dedicados a atrair e reter seus talentos por meio digital.
REDES SOCIAIS EM UMA CONTABILIDADE
O uso de redes sociais na contabilidade não é totalmente novo, já faz alguns anos que as “grandes” contabilidades ou grupo de contabilidade independentes as utilizam para sua comunicação.
Mas e quanto à maioria das empresas com menos de 50 empregados, que representam 85% da profissão? Vamos ser honestos, hoje todos (99%) estão nas diferentes redes:
- Snapchat
Mesmo que eu não esteja dizendo que todo mundo é ativo… Olhe ao seu redor se ainda tiver dúvidas.
Digamos que você seja um contador resistente ou não esteja interessado em mídias sociais em sua vida pessoal, é improvável que goste delas no trabalho. Mas reveja seus funcionários e verá os resultados, sabendo que 76% dos funcionários têm menos de 35 anos.
AS REDES SOCIAIS SERÃO VINCULADAS AO SEU SITE CONTÁBIL
Em um artigo anterior, falei sobre a importância do site e as dicas para criá-lo em sua prática. Então, agora vai uma dica que vai permitir que você gere mais tráfego em seu site contábil e redes sociais. Facebook, Linkedin, Twitter e outras, vão gerar um aumento de tráfego e se a mensagem incluir um link direto para o seu site é ainda melhor.
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE E CAPACIDADE DE RESPOSTA
Por fim, para reter seus clientes, você precisa ser capaz de promover alguma satisfação, uma espécie de serviço pós-venda do contador. No entanto, as redes sociais irão fortalecer a relação entre a sua empresa e o cliente.
Veja como ter um Site Contábil e Redes Sociais eficazes com o nosso time.