O Contador 2.0 é uma revolução no meio contábil, ea chave para você ter escritório contábil de sucesso traz vantagens de destaque para o seu empreendimento neste setor.
Buscar a diferenciação no seu nicho de mercado é o ponto de busca de todo empreendedor e isso acontece também no campo da contabilidade. Com isso, se você se enquadra nesse perfil, precisa estar antenado com as tendências de momento e caminhar junto com a nova onda virtual.
Mas para isso, não basta apenas ter um domínio e um design simples, mas sim, precisa ser atrativo ao cliente, tanto visualmente quanto em conteúdo. Informações básicas sobre serviços, artigos e dicas quanto a questões contábeis e até mesmo um atendimento online ou um direcionamento para contato direto com o contador, são fundamentalmente essenciais.
Para que todas as suas dúvidas nessa área sejam sanadas, acompanhe esse post e coloque em prática no seu Contador 2.0.
- Tenha conhecimento sobre Marketing Digital
Assim como o termo “Contador 2.0“, a expressão “Marketing Digital” está em crescente uso atualmente. Mas, afinal, o que é marketing digital? Farei um desafio para você. Após terminar esse texto, faça uma pesquisa e procure saber, pelo menos por cima, o que é isso. Destrinchá-lo nesse texto o deixaria longo e fugiria do foco principal, porém, é de extrema importância que você tenha conhecimento deste assunto, pois essa ferramente influencia no crescimento online da sua empresa.
O seu escritório físico tem horário determinado para abertura e fechamento, se você possui um bom desenvolvimento em marketing digital, ele continuará exposto mesmo quando estiver fechado, por meio online que é uma vitrine de exposição do seu empreendimento durante 24 horas por dia.
Precisamos tirar da nossa mente que a internet é apenas um mecanismo de pesquisa. Não! As plataformas online vêm tendo um valor gigantesco em comercialização e marketing que precisam ser explorados pelas empresas de estrutura física.
Ter um site que comunique com seus clientes atuais e em potenciais é um bom caminho para a captação e fidelização.
Então, vamos apresentar os pontos em que o site da contabilidade se torna braço direito do escritório.
Busque um nicho
Para que você saiba qual é o seu nicho, precisará se fazer algumas perguntas como: “Quais os serviços de destaque da minha empresa?”, “Que nicho de mercado está majoritariamente composto em minha carteira de clientes?”, “Que tipos de clientes/empresas/categorias que o meu escritório tem melhor relacionamento?”, “Quais as necessidades dos meus clientes que eu ainda preciso suprir?”.
Tendo essas perguntas respondidas, você saberá qual é o segmento da sua contabilidade para que o seu Contador 2.0 possa entrar em ação. A identificação do nicho pode garantir uma força sobremaneira ao negócio e gerar bons resultados comerciais e financeiros para a empresa.
O estabelecimento de nicho é, atualmente, uma das principais tendências no setor contábil, por isso, você não pode perder tempo para aplicar esse diferencial no seu escritório.
Seja referência no seu negócio
A melhor estratégia de marketing digital para as empresas de contabilidade que atuam no meio online é o marketing de conteúdo. Isso porque trabalha em cima de uma das maiores dificuldades dos escritórios, que é atrair novos negócios. A criação de conteúdo relevante, pelo Contador 2.0, amplia o segmento do negócio em curto, médio e longo prazo.
Para isso, primeiramente você precisa definir um objetivo para a estratégia e, consequentemente, produção de conteúdo. Em segundo lugar, você precisa demonstrar a eficiência do seu negócio com conteúdos profissionais em uma equipe de especialistas, que comunique perfeitamente. Após isso, estruturo um local para ser armazenado esse conteúdo e posteriormente divulgado. Um blog, por exemplo.
Para que haja a geração de negócios online, a interação via redes sociais é de suma importância. Siga o seu público nessas redes e saiba o que é tendência de mercado para que você esteja sempre um passo a frente em suas estratégias de divulgação.
Converta clientes
Um mantra para o seu Contador 2.0 deve ser: “Todo o visitante que entrar no site precisa se tornar cliente”. Para isso, é necessário a criação de relacionamento com que entrar no seu site para conhecer e, posteriormente, com o próprio cliente em si, para a sua fidelização e manutenção.
Nutra os leads informando para essas pessoas que você está disposto a ajudá-la. Foque em desenvolvimento SEO (Search Engine Optimization), ou seja, estratégia de otimização de posts. Você precisará contar ao Google a história de cada página de seu site afim de que ele direcione as pesquisas a tráfegos qualificados.
Por exemplo, quando o Contador 2.0 responde determinada pergunta de determinado cliente, da forma exata em que ele está procurando, isso qualifica o tráfico, consequentemente impulsiona as ações e facilita a conversão de novos clientes.
Então, o Contador 2.0 precisa atrair especificamente os clientes em potencial com as suas chamadas e que elas gerem uma ação ao visitante, o colocando em condições de cliente fechado.
Técnicas e Ferramentas para exercitar o Marketing de Conteúdo
Dentro do marketing de conteúdo existe uma estratégia chamada “Funil de Vendas”, ela mostra as etapas do consumidor até fechar a compra a dividindo em três estágios: topo, meio e fundo.
No topo, o cliente não é considerado real, pois desconhece as demandas e não conhece nenhum serviço ou produto, é o famoso caído de para-quedas. Já no meio, o cliente já sabe que possui uma demanda e está em busca de uma solução. Por fim, no fundo, o cliente qualificado, após um processo de avalização do seu produto, dá uma positiva, ou seja, fecha o negócio.
É fundamental ter o conhecimento dessas ferramentas para ter o marketing de conteúdo jogando ao seu favor.
Ter um site passa associavelmente para o sucesso da sua divulgação digital, mas essas estratégias precisam ter o foco em resultados. Na sua página você terá subsídios para aumentar a sua credibilidade e subterfúgios para expansão, canalização, relação e vendas.