O contador é um auxiliador para que as empresas alcance os resultados planejados, mas muitas vezes os escritórios de contabilidade podem estar falhando em sua própria empresa naquilo que são direcionados a atuar dentro de outras empresas.
É importante que o proprietário do escritório de contabilidade volta e meia faça uma avaliação interna da sua própria empresa e da sua atuação como empreendedor, antes mesmo do que um contador que fornece serviços ativos ou de consultoria para outras empresas de ramos distintos.
O escritório de contabilidade vai tratar diretamente com os gestores das empresas na quais prestam serviços. A maioria absoluta das vezes esses relacionamento se dará o proprietário do escritório ou pessoas do alto controle, braços direitos do contador proprietário. Então, é necessário que o dono do escritório entenda que seu relacionamento com os clientes serão de gestor para gestor, sem diferenciação.
Esboçado nas qualidades administrativas de outros gestores, precisará sempre estar se auto-avaliando assim como a sua empresa. Análise e controle do balanço financeiro, identificação de deficiências da empresa, bem como a construção de planos de ação, expressão de resultados práticos dos funcionários, são fatores que o empreendedor precisa sempre estar atento.
Com isso, dentro dessa realidade, esse artigo vai listar alguns desafios para a gestão contábil e suas respectivas soluções.
- Conhecimento em gestão contábil
Desafio: Bagagem na gestão contábil vai além do que conhecimento de relatórios gerenciais. Em suma, conhecer a sua empresa é diferente do que conhecer a do outro, pois o seu trabalho com as empresas nas quais o seu escritório fornece serviço procurarão de você soluções contábeis, que abrange a sua área. Agora, em sua própria empresa, o conhecimento em gestão contábil é fundamental para o sucesso da empresa.
Solução: Se você admite que não possui conhecimento em determinada área que está atuando, automaticamente precisará buscar esse conhecimento por meio de cursos, livros, conselhos, pesquisas. Porém, vai além do que ter o conhecimento teórico, mas, também, é necessário que essa sabedoria seja colocada em prática na empresa.
- Gestão contábil financeira
Desafio: Basicamente, colocar em prática tudo o que você precisará passar para as empresas nas quais você monitora: gestão de recursos e controle das despesas e receitas empresariais.
Solução: Abandonar planilhas eletrônicas, e partir para um sistema de gestão contábil financeiramente eficiente, que possuem sistema de caixa integrado e dê informações em tempo real relacionados ao módulo financeiro.
- Gestão contábil na fixação de preços
Desafio: Quanto vale a sua hora? Você sabe responder essa pergunta? Se não, precisará responder. Isso é um processo de gestão contábil, pois para isso você terá de ter calculado os gastos de serviço, tanto os fixos quanto os eventuais.
Solução: Você precisa ter as contas quitadas para receber um pedaço da fatia do lucro do seu serviço. Logo, para que você fixe um preço do honorário da empresa, precisará saber o tempo que aquela empresa irá demandar a sua, os custos quanto a recursos humanos, custos dos materiais e margem de lucro.
- Gestão contábil de ações e metas
Desafio: Deixar metas claras e abertas para a empresa e criando ações para cumprir tais metas.
Solução: Usar ferramentas que auxiliem na definição de metas e execução das mesmas.
- Gestão contábil em seu escritório contábil
Desafio: Encontrar diferencial ao seu escritório e inovação no processo de trabalho.
Solução: Usar da “Era Digital” como munição para diferenciar o seu negócio, criando um serviço de gestão contábil de forma digital e desbravando esse meio.
Veja nossa matéria de como utilizar recursos digitais para facilitar a sua Gestão Contábil, clique aqui.
- Gestão contábil no atendimento cliente
Desafio: Conquistar o cliente quando ainda prospecto e fidelizar quando o negócio for efetivado.
Solução: Gestão contábil pós-venda, para que siga-se tendo um controle de qualidade e satisfação por meio de quem consome o produto e, por sua vez, é o melhor (ou, em determinados casos, pior) propagandista da empresa. Mas, isso deve-se a forma de trabalho da empresa.
- Gestão contábil nos processos da empresa
Desafio: Deixar as etapas de trabalho bem definidas para os funcionários da empresa. A ponto que se caso haja uma falta ou substituição no processo, o método de trabalho estarão bem definidos para quem for substituir.
Solução: Definição detalhada das funções de cada setor e funcionário, bem treinado e ensinado para desenvolver a função da melhor forma possível. E assim, num trabalho de formiguinha, a empresa funcionará sem grandes transtornos.
- Gestão contábil na comunicação
Desafio: Gerir uma comunicação interna efetiva e um programa de marketing eficaz que, ao mesmo tempo, desenvolva um bom trabalho da equipe e gere um bom resultado para o cliente.
Soluções: Nesse caso, são mais do que soluções específicas, mas, sim, são direcionadas e inúmeras, como: rede de comunicação digital com os funcionários (grupos e redes de relacionamento por meio de redes sociais, de forma profissional), fixação de tarefas por meio de quadro de avisos e blocos de anotações, newlestters, feedback contante por meio de reuniões gerais e de setores etc.
- Gestão contábil automatizada
Desafios: Migrar as planilhas eletrônicas para processos digitais, unificando todas essas planilhas separadas em um banco de dados unificados.
Soluções: Sistema de gestão interno, assim como o externo.