Infelizmente temos muitos profissionais que se dedicam somente ao aspecto mecânico da profissão, e por não obterem o
conhecimento que as entidades necessitam, começam a perder oportunidades de emprego e crescimento profissional para
aqueles que buscam constantemente o aprimoramento. E você, um profissional que almeja o sucesso, precisa estar atento a isso!
A fórmula não é complicada, temos que ter em mente que o processo de compreensão do conhecimento é dinâmico e por isso há uma necessidade constante de reciclagem. As informações hoje influem rapidamente e se você quer se enquadrar em um perfil de sucesso faz-se obrigatória a busca continua do conhecimento, principalmente em ferramentas de marketing contábil.
Temos um leque enorme de atribuições que só podem ser exercidas por um profissional contábil registrado, por exemplo: avaliação de acervos patrimoniais, escrituração regular, levantamento e análise de balanços, auditoria.
Mas não basta apenas “ter o direito” de exercer tais cargos, é necessária a obtenção de um conhecimento atualizado para o
desempenho dessas funções. Por isso, vamos destacar algumas opções disponíveis na busca do conhecimento do profissional de
sucesso:
Ensino Superior
A exigência do mercado de trabalho está crescendo continuamente e o ensino médio já não é suficiente para uma qualificação
profissional, então o curso superior se tornou um pré-requisito para boa parte das vagas disponíveis no mercado de trabalho, um
investimento necessário e com retorno garantido para aqueles que almejam bons salários e crescimento profissional. Se você
ainda não decidiu sobre realizar ou não a faculdade de Ciências Contábeis, este artigo pode lhe ser muito útil.
Pós Graduação
Se a graduação é um pré-requisito, o diferencial é a pós-graduação. Desde o parecer Newton Sucupira, aprovado pelo Consel-
ho Federal de Educação em 1965, os cursos de pós-graduação dividem-se em duas vertentes no Brasil:
As pós-graduações lato sensu. São aquelas que compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration).
Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso você obterá certificado e NÃO um diploma. Ademais, são abertas a
candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. São cursos mais di-
recionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior, tecnólogos, licenciados ou bacharéis, in-
cluem-se como prática de educação continuada.
As pós-graduações stricto sensu. São aquelas que compreendem programas de mestrado e doutorado. Abertas a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos. São cursos voltados à formação científica, acadêmica e pesquisa. Ao final do curso o aluno OBTERÁ um diploma.
Master in Business Administration (MBA) Master in Business Administration, ou em Português, Mestre em Administração de Negócios é um grau acadêmico de pós-graduação que, apesar de ser reconhecido como “mestrado” em diversos países, no Brasil ele NÃO apresenta este reconhecimento. Passou a ser enquadrado como “Especialização”.
O propósito do MBA é formar gestores, e entre suas atribuições ele deverá saber negociar, administrar conflitos, liderar, se comunicar, delegar etc. Normalmente os profissionais procuram o curso de MBA quando estão para assumir um cargo de chefia ou quando os mesmos não obtiveram oportunidade de aprender sobre gestão em uma graduação e pretende abrir seu próprio negócio.
Há um aumento da oferta desse tipo de especialização, entretanto, você deve ter muita atenção à qualidade dos cursos
e à reputação das instituições, além de avaliar se aquilo que é oferecido proporcionará os retornos esperados, em termos de
capacitação, que o levarão à sua diferenciação no mercado de trabalho.
Aperfeiçoamento
Os cursos de aperfeiçoamento destinam-se a profissionais que estejam no exercício de uma determinada ocupação (correl-
acionada com a formação acadêmica de origem na graduação), que pode até não significar uma profissão, mas um cargo ou
função. Esse tipo de curso oferecido “após a graduação” pode ocupar-se de campos específicos da atividade profissional, inclu-
sive a docente.
Possuir no currículo um curso superior, pós-graduação ou cursos de aperfeiçoamento é, SEM DÚVIDA, um diferencial im-
portante ao profissional e uma vantagem competitiva de peso! Recomendo que você pense primeiramente em que área da con-
tabilidade quer trabalhar futuramente e encaixar algumas das opções supracitadas àquilo que você pretende.
Por exemplo, se pretende atuar como Controller não faria muito sentido fazer um Mestrado e sim investir em aperfeiçoamento. Não que essa regra seja obrigatória, mas seria o primeiro passo para se destacar na área do seu interesse.
Apesar da importância de uma graduação, pós ou aperfeiçoamento, preciso mencionar a participação em palestras, treinamentos, congressos, seminários, workshop e da leitura para o aprimoramento profissional e desenvolvimento das habilidades de marketing contábil.
E por falar em leitura, é preciso enfatizar que a escolha dos títulos deve ser criteriosa, pois, apesar de existir uma grande disponibilidade, os livros que podem ser aproveitados são poucos. Temos na nossa área autores consagrados, que representam
os livros de leitura quase que obrigatória, e como a Contabilidade passou por grandes transformações, devemos ficar atentos
às edições e escolher preferencialmente as mais recentes, que estão de acordo com essas novas mudanças.
Investir em Qualificação Profissional
- Buscar continuamente o conhecimento;
- Obter um conhecimento atualizado para desempenho das funções, inclusive marketing contábil;
- Ficar atento à qualidade dos cursos ofertados;
- Participação em palestras, congressos, seminários, workshop;
- Desenvolver o hábito da leitura;
- Procure cursos que o diferencie no mercado de trabalho;