Marketing Contábil - Contabilit

Marketing Contábil

Contador pode (e deve) ser um marketeiro, todas as vezes. Dentro do conceito administrativo da coisa, o conhecimento é fundamental, já dentro do conceito de comunicação e expansão da marca, todos aqueles que trabalham em escritórios de contabilidade ou com trâmites empresariais contábeis, precisam ter uma dimensão do alcance de um plano prático bem definido de marketing  contábil.

QI

Muito mais do que quociente de inteligência, mas quem indica, mesmo. Essa sempre será a primeira e mais eficaz estratégia de marketing, a indicação, as boas referências, o boca a boca.

Não é possível ter uma perspectiva de crescimento do negócio quando o projetamos apenas em indicações, mas precisamos nos esmerar sempre em entregar o melhor trabalho possível para que o cliente tenha uma grande referência e consequentemente te indique para outras pessoas.

Entretanto, precisamos entender que isso só acontece devido a um bom investimento em marketing contábil. Sem isso, não importa o bom serviço, pois o seu serviço não terá o alcance necessário.

Site contábil

É o principal mecanismo usado quando falamos da internet como um braço do escritório de contabilidade. Porém, três palavras são chaves antes de dar o primeiro passo de concepção desse mercado: entender, nutrir e fechar (no caso, o negócio).

O processo de entendimento é o mais complexo da jornada, pois cabe a compreensão de qual processo da jornada ele está. Isso feito, você vai nutrir o cliente de informações que o ajudem a se localizar no processo e tomar decisões que lhe caibam. Feito isso, é meio caminho andado para que você possa “empurrar a bola pro fundo do gol”, oferecendo o seu produto no momento e do jeito certo.

Cultura comercial

Quer poderia muito bem ser substituída como falta de cultura comercial. Aqueles que têm esse entendimento sabe que a parcela pequena de prospectos se tornam clientes efetivamente. Quando somos apenas contadores com entendimento específico em nosso trabalho contábil, não temos essa visão. Então, “jogamos para ganhar” em todos os momentos, sendo que alguns só servem para gastar energia.

É importante que saibamos a lidar com nossos clientes, principalmente através dos nossos sites contábeis. Logo, é ideal ter um vendedor específico para essa categoria que terá todo o tato de abordagem com esse tipo de prospecto, que apesar de serem pessoas físicas, têm que ser abordadas de forma peculiar, diferentemente do que um processo pessoal.

O processo de vendas online passa por: sanar dúvidas, negociar serviço, fazer follow up e fechar.

Contador ou marketeiro?

Uma das principais questões é: contador pode fazer marketing? E a resposta é delicada.

Há uma série de restrições promocionais vedada ao escritório contábil. É proibido, dentro do código de ética, a concorrência desleal, referências prejudiciais, juízos depreciativos e ação que denigra a imagem de um companheiro de profissão.

Resumindo: o marketing voltado ao setor contábil é permitido, mas as séries de restrições definem veementemente a não autorização da ati-propaganda quanto a concorrentes diretos.

Logo, o processo de marketing voltado a contabilidade vai de dentro da comunicação. O cliente precisa saber que a sua empresa exista para depois ser atraída por ela. Propagandas, eventos, assessoria de imprensa, relações públicas, são fatores que podem ajudar na prospecção, mas nada vai adiantar se não tiver uma comunicação prévia do seu negócio.

Essa linha é tênue, pois cada fator precisa estar muito bem alinhado para o sucesso do escritório, por exemplo:

A criação com a comunicação gera propaganda enganosa. Já a criação com a entrega não gera comunicação e, automaticamente, não gera vendas. A entrega é sempre o resultado esperado do negócio, pois culmina com a satisfação do cliente.

Plano de marketing

É importantíssimo que haja uma marcação de território, é necessário que haja um planejamento muito eficiente para que o empreendedor maximize as suas facetas minimizando o máximo possível de gastos, físicos e financeiros.

Nunca perca o foco, esteja sempre atento para que nenhuma parte desse processo de planejamento não dê errado. Esteja sempre com tudo sob controle, contrate colaboradores e serviços de marketing, mas sempre treine o seu material humano e o adapte para as mudanças de relacionamento com a máquina.

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