“A primeira impressão é a que fica”, os profissionais precisam levar muito a sério esse ditado, por que é impossível no mundo dos negócios, onde há tanta desconfiança, alguém ter uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Não há segunda chance!
Uma boa postura e imagem tanto pessoal como profissional é composta por alguns elementos, como comportamento, ética,
conhecimentos, competências e habilidades. A postura e imagem passada pelo profissional devem transmitir credibilidade ao
cliente.
Inicialmente somos influenciados pela aparência e vestuário. Em relação ao vestuário, devemos ter em mente que a roupa de
trabalho é diferente das escolhidas para um fim de semana, esta deve transmitir credibilidade. Portanto:
Evite roupas chamativas, curtas e decotadas;
Cuide da higiene pessoal;
Use roupas discretas.
Vista-se adequadamente, destaque-se pelo seu empenho e não pelas roupas, converse usando uma linguagem formal, evitando gírias, vícios de linguagem ou jargões. Falar bem causa impacto. A boa apresentação e comunicação é um diferencial no mercado de trabalho. Imponha-se. Ter um vocabulário claro também irá proporcionar um trabalho melhor compreendido pelos usuários da informação contábil.
Ainda sobre a postura, é importante manter o tronco ereto ao caminhar e sentar. Tenha um aperto de mão que demonstre con-
fiança e cuidado com o tom de voz, o mais indicado é utilizar um tom e velocidade iguais ao do interlocutor. Infelizmente mui-
tos bons profissionais não são valorizados e você sabe por quê? Adivinhe. Muito simples, não são valorizados pelo simples fato
de transmitirem uma imagem ruim de si próprios, ou seja, falta de uma postura adequada e da consciência dos benefícios que ela pode trazer. Então atenção aos seus hábitos!
Postura e Imagem Profissional
- Vista roupas que transmitam credibilidade;
- Evite roupas chamativas, curtas e decotadas;
- Use roupas discretas;
- Cuide da higiene pessoal;
- Converse usando uma linguagem formal;
- Evite gírias, vícios de linguagem ou jargões;
- Mantenha o tronco ereto ao caminhar e sentar;
- Tenha um aperto de mão que demonstre confiança;
- Cuidado com o tom de voz.